A AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, considera a nova fase de desconfinamento um sinal de «alento» e apela ao cumprimento de todas as regras de carácter sanitário nos estabelecimentos e no comportamento individual. Acredita que os clientes têm «razões para confiar nos estabelecimentos de Restauração e Similares e Alojamento Turístico e regressar em total segurança».
Na próxima segunda-feira, dia 19 de Abril, a actividade da restauração e similares vai voltar a prestar serviços no interior dos estabelecimentos, à excepção dos concelhos com maior taxa de incidência e, embora com restrições, esta nova fase é, para a Associação, tal como a reabertura das esplanadas no dia 5 de Abril, um sinal de «esperança».
As nossas empresas estarão prontas, devidamente preparadas e informadas para esta nova fase de reabertura da actividade económica. A AHRESP tem promovido o cumprimento das regras de higiene e controlo da Covid-19, informando e esclarecendo as dúvidas dos empresários dos sectores de actividade de Hotelaria e Restauração.
Através da interacção com a Direcção-Geral da Saúde e com as Secretarias de Estado da tutela, resultou a actualização do Guia de Boas Práticas para a Restauração e o conjunto de FAQ’s entretanto divulgadas por acções no terreno de porta-a-porta, através da iniciativa "Informar para cumprir".
A Associação considera que tem feito de tudo para que os clientes se sintam em segurança nos serviços que lhes são prestados e acorram aos estabelecimentos. Acrescenta ainda que estão «cientes» que a confiança é, também, «garantia de sobrevivência».