(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Admirável Nova Europa 500 anos depois de Fernão de Magalhães

Admirável Nova Europa  500 anos depois de Fernão de Magalhães

No rescaldo da cimeira do clima em NY queremos refletir sobre o compromisso da União Europeia no cumprimento dos 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A Presidência Finlandesa escolheu a divisa: “Uma Europa sustentável, um futuro sustentável” para o mandato que cumpre até 31 de dezembro

O Europe Direct Algarve e a CCDR Algarve na #SEIVA2019, propõem-se dar a conhecer o esforço da União Europeia na senda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a divulgar o trabalho desenvolvido em torno da Economia Circular na região.

O Europe Direct Algarve convidou a Plataforma Nacional das ONGD – Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento para apresentar o documento #RumoaumaEuropasustentávelaté2030, mas também a Associação Vicentina e a Associação SCIAENA para divulgar o trabalho e a investigação que se faz no território neste propósito.

O convite é a descobrir qual pode e deve ser o nosso papel enquanto indivíduos neste cenário que se quer de mudança e propomos questões para reflexão no “world café”:

  • Como está realmente a Costa Vicentina, nomeadamente os ecossistemas marinhos e costeiros?
  • Quais as ameaças sérias que enfrentam?
  • O que pode ser feito para as combater?
  • E o que pode fazer cada um de nós no dia a dia para ajudar?
  • É possível atingir um equilíbrio entre a conservação do Ambiente e a economia local na CV?
  • Que sectores podem ser importantes a este nível?

Admirável Europa Nova celebra o nosso país e o nosso povo num contexto europeu. Daí a Fortaleza de Sagres como cenário para o nosso encontro de 4 de outubro sexta-feira, entre as 09h30 e as 13h00, Alunos e professores da EB23, utentes da Santa Casa em sagres, Associações grupos locais, Biblioteca e Clubes de leitura, voluntários europeus,…todos são importantes para #fazeranossparte!

O Europe Direct Algarve é assim um dos parceiros da Agência Portuguesa do Ambiente- ARH do Algarve (APA-ARH Algarve) que promove, pela terceira vez, entre hoje, 25 de setembro e 4 de outubro, a Semana de Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental – SEIVA 2019, no âmbito do projeto “Voluntariado Ambiental para a Água”. Na SEIVA2019 estão previstas 60 iniciativas, pela 1ª vez nos 16 concelhos, 10 dias, alusão aos 10 anos do projeto Voluntariado Ambiental para a Água que está na sua génese. Pretende-se mobilizar as comunidades escolares e a população em geral, para a reflexão dos principais desafios do desenvolvimento sustentável e da importância da sua participação nos processos de tomada de decisão, de forma a contribuir para a gestão participada dos recursos e para o aprofundamento de conhecimentos científicos e didáticos dos docentes e de outros agentes de educação para a sustentabilidade.

CCDR Algarve / DIPC – Gabinete de Comunicação

  • PARTILHAR   

Outros Artigos