(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

DECO Algarve: Actividades sobre o Dia da Internet Mais Segura

DECO Algarve: Actividades sobre o Dia da Internet Mais Segura

Visto que no dia 9 de Fevereiro, Terça-feira, se assinalou o Dia da Internet mais Segura, a DECO reforçou que «é preciso saber navegar com segurança, respeitar a sua própria privacidade e a dos outros e promover a cortesia digital, evitando o discurso de ódio».

A DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor afirma: «Cada vez mais assistimos a uma enorme presença dos jovens nas redes sociais e é através delas que comunicam, estando a sua vida social associada às mesmas. Saber identificar os actuais problemas que começam a emergir nas redes sociais, como notícias falsas e desinformação, discursos de ódio, incitamento à violência, cyberbulling, entre outros, é crucial».

A DECO Jovem tem vindo a desenvolver vários projectos nas escolas em que incentivam e estimulam o desenvolvimento de competências digitais, trabalhando um conjunto de conhecimentos, capacidades, habilidades, estratégias e atitudes necessárias para utilizar as tecnologias e meios digitais, seja no âmbito pessoal ou profissional.

O Sitestar é disso um exemplo. É um projecto que desafia os jovens a ter uma participação mais activa na Internet como criadores de conteúdos, onde podem criar sites com conteúdos digitais nas suas áreas de interesse, promovendo-se também uma cidadania mais activa e mais inclusiva. Este projecto já vai na oitava edição, envolvendo até ao momento um total de 4.802 alunos e professores, já com 407 sites criados.

Segundo a DECO Algarve, «na Internet há um maior acesso a informação e conteúdos, mas nem tudo é de todos para se copiar, plagiar e usar sem respeito pelos direitos de autos. A literacia digital tem a preocupação de criar uma base sólida de competências digitais em que a procura e escolha consciente da fonte e do seu conteúdo estejam presentes; aperfeiçoar e integrar informação e conteúdo tal como se aplicam os direitos de autor; proteger os dados pessoais, utilizar ferramentas digitais para inovar e manterem-se atualizados em relação à evolução digital».

A Associação realiza sessões de Consumer.Talks, onde a literacia digital é abordada e o principal objectivo é «ajudar os jovens a serem consumidores mais críticos e inovadores».

  • PARTILHAR   

Outros Artigos