(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

A Chave Móvel Digital regista 33 mil ativações com Biometria em 1 mês

 


Registam-se, em apenas 1 mês de funcionamento, 33 mil ativações da Chave Móvel Digital (CMD) com biometria, através da aplicação móvel Autenticação Gov, tornando-se no principal canal de ativações, com 29% do total realizado.

A CMD, um meio de autenticação e assinatura digital certificado pelo Estado português, associa um número de telemóvel ao número de identificação civil, para um cidadão português, e o número de passaporte ou título/cartão de residência para um cidadão estrangeiro. Esta associação, do número de telemóvel ao número do documento de identificação, garante um duplo fator de segurança, através de um PIN e de um código temporário enviado para o telemóvel, ou para o e-mail.

Segundo o Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, “o processo de ativação da CMD com recurso a biometria é uma iniciativa inscrita no Plano de Recuperação e Resiliência e desbloqueia um dos caminhos mais seguros para a identificação de pessoas, com garantia de proteção de dados. Cada cidadão, sem necessidade de se deslocar a um balcão, pode ativar a sua CMD. Utilizando a câmara do telemóvel, é efetuada a identificação facial, bem como a comparação e verificação dos dados contidos no documento de identificação, de forma a confirmar a identidade do cidadão.”

A autenticação com a CMD permite aceder e realizar serviços online de entidades públicas e privadas, tais como: Banca, Telecomunicações, Energia, Saúde, Turismo, entre outros. É ainda possível assinar documentos digitalmente, ou ter os documentos de identificação no telemóvel, com toda a comodidade e segurança.

Desde 2015, a Agência para a Modernização Administrativa contabiliza cerca de 3 milhões de CMD ativas, registando mais de 65 milhões de autenticações. O processo pode ser feito presencialmente, online ou, desde janeiro de 2023, por Biometria ou videochamada.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos