Tendo presente o princípio da adicionalidade na aplicação dos Fundos Europeus – os Fundos Europeus são um financiamento estrutural no impulsionar da mudança e da competitividade no território -, há cinco desígnios regionais que gostaria de convosco partilhar e de vos mobilizar neste acto comemorativo do 5º Aniversário da Startup Portimão.
1. Sustentabilidade: Temos de acelerar a transição climática e o foco do investimento na sustentabilidade. Na nossa proposta de Quadro Financeiro Plurianual - ALGARVE 2030 mais de 40% dos Fundos Europeus a gerir na Região são alocados com o objectivo estratégico da sustentabilidade.
2. Qualificação: Qualificação dos recursos humanos. A título de exemplo assinala-se que, no Algarve, os trabalhadores entre os 30 e 34 anos com ensino superior são 33,8%, quando a nível nacional a taxa é de 39,6% e a ambição nacional para 2030 é chegar aos 50%. Também os jovens NEET (que não estudam nem trabalham) é significativamente maior na Região (17,7% em 2020 contra 11,0% a nível nacional):
3. Investimento em ciência e investigação. O Algarve mobiliza em investigação e ciência 0,49% do PIB gerado na Região. A nível nacional aquela percentagem atinge os 1,69%. A nossa ambição é, em conjunto, conseguir duplicar o peso do investimento em ciência e investigação.
4. Competitividade e diversificação da economia. Aproveitando o referido efeito tractor da actividade económica do turismo. Apoiando a transição digital das empresas. Também dinamizando uma rede de aldeias inteligentes, as smart villages e samrt cities, juntando verbas do PO Regional, com o Desenvolvimento Rural e do PRR. Temos de dar vida ao interior e às áreas de baixa densidade do Algarve.
5. Proximidade – Valorização das políticas de proximidade com os Municípios e as Freguesias na execução dos Fundos Europeus, na optimização de recursos, quer humanos, quer financeiros.
O efeito trator que o turismo desempenha na economia da Região do Algarve pode e deve ser melhorado.
O turismo puxa pelo emprego, pelo investimento, pelo consumo, pelas exportações.
A nossa ambição é ter o turismo também a puxar pelas demais actividades económicas, pela qualificação dos recursos humanos na Região - também pelos salários -, no quadro da agenda do trabalho digno.
Também no investimento público e privado para um sector do turismo mais sustentável, no uso inteligente da água, na transição energética, no digital, na qualificação dos recursos humanos, na qualificação do território e seus recursos endógenos.
Investimentos para termos territórios e empresas mais competitivas e resilientes.
No próximo período de programação, a Região do Algarve, vai ter o seu orçamento reforçado em cerca de 300 milhões, sendo que uma parte substancial deste envelope será para afectar a objectivos centrados fundamentalmente nas componentes Inovação, Competitividade das Empresas e diversificação económica, dando prioridade à transferência do conhecimento para o mercado/empresas, visando a obtenção de resultados, previamente definidos. Para isso, temos que encontrar no tecido empresarial da região, a capacidade adequada para a realização de investimento nestes domínios. Nestas áreas da inovação é fundamental o envolvimento de atores como a Startup Portimão que actuam em áreas inovadoras e que podem atrair massa critica para o Algarve.
Aproveitando a presença do Senhor Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, cujo mérito e percurso profissional é por todos reconhecido, manifestar o compromisso de fazer acontecer, fazer avançar, do nosso alinhamento com a prioridade à transição digital, defender mais um CTE (Centro Tecnológico Especializado ao nível do Ensino Secundário) Digital no Algarve (e a Barlavento), sublinhar o investimento já realizado no Algarve Tech Hub em Faro, mas também o empenho e vontade de, em conjunto com os Municípios, acolher empresas e investimentos na área digital neste eixo Portimão-Lagos-Lagoa.
Em matéria de transição digital valorizamos os esforços em curso: em 2021 Portugal subiu na tabela do índice de digitalização da economia e da sociedade (IDES), passando a ocupar a 15º posição no seio da EU. Mesmo em matéria de conectividade, em que a nossa posição é menos favorável (18º), estamos acima da média europeia, e acreditamos que os investimentos previstos no 5G deverão alavancar ainda maior conectividade para as empresas e as famílias.
A Startup Portimão tem sido a Barlavento uma entidade pioneira na dinamização do território, de um território criativo e aberto à inovação. Assinala hoje o 5 º aniversário.
Venham mais cinco. Sem embalar a trouxa e zarpar. Venham mais 5. De apoio, cumplicidade e inovação na e pela Região.
O Algarve Faz bem, mas quer fazer ainda mais e melhor!