A tecnologia e os avanços no sector das telecomunicações tem sido cada vez mais evidente em Portugal, dado que já se fala nas comunicações 5G. No entanto, em muitas àreas do país nem existe ainda a rede 4G, existindo somente rede ADSL.
De forma a contornar a situação, e de modo a melhorar o acesso à internet da maioria, a ANACOM procedeu a uma revisão à internet disponibilizada pelas três principais operadoras de telecomunicações no país, e definiu o aumento da velocidade da internet para 480 freguesias. As alterações incluirão: o acesso aos dados móveis e ao streaming de vídeo (muito utilizado por quem tem hábito de assitir a filmes em plataformas próprias).
De forma a dar tempo às operadoras de ajustar os novos “números” de velocidade nas freguesias onde disponibilizam o serviço, a Autoridade Nacional de comunicações definiu um prazo de 3 meses para que se possa levar a cabo este leilão de 4G.
Como saber se a minha freguesia vai ter rede 4G?
É normal que os clientes sejam informados das alterações à velocidade da internet, pelos meios habituais. No entanto, a ANACOM, disponibilizou um documento onde reflete as 480 freguesias abrangidas pelas novas alterações.
O documento pode ser consultado aqui: Lista das freguesias abrangidas pela chegada da rede 4G