(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - Natal em Lagos

Robótica e inteligência artificial visam diminuir o risco no tratamento da coluna

Robótica e inteligência artificial visam diminuir o risco no tratamento da coluna

A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) vai realizar o seu 8º Congresso entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, na Fundação Cupertino de Miranda, no Porto. Este ano, o evento dirigido a médicos especialistas na coluna vertebral tem como principais temas a Robótica e Inteligência Artificial e a Doença Metastática Vertebral.

De acordo com Jorge Alves, vice-presidente da SPPCV e presidente da comissão organizadora do congresso, “o principal objetivo da Sociedade ao desenvolver esta iniciativa passa pelo seu dever em apostar na melhoria da competência daqueles que lidam com a patologia de coluna em Portugal”.

Para isso, refere o ortopedista, “a escolha dos destaques do congresso deve recair sobre tópicos que visam a procura de soluções de melhoria da saúde dos portugueses, nomeadamente a Robótica e a Inteligência Artificial, que têm demonstrado o seu impacto positivo na diminuição do risco de adversidades no tratamento das diferentes doenças da coluna, e os constantes avanços no conhecimento e tratamento Doença Metastática Vertebral”.

Segundo Miguel Casimiro, presidente da SPPCV, o ponto forte deste evento é “não só a sua elevada qualidade científica, juntando os players de referências no âmbito das patologias da coluna, mas também a diversidade de atividades que são esperadas, que vão desde a realização de um curso pré-congresso sobre prevenção e gestão de complicações na cirurgia à coluna, organizado em parceria com a Sociedade Norte-americana de Coluna e com a Sociedade Ibero-americana de Coluna, até ao simpósio da AOSpine sobre fraturas da apófise odontóide no idoso”.

Uma das novidades desta edição será a realização de um programa formativo dirigido a especialistas de Medicina Geral e Familiar, por forma a melhor preparar estes profissionais para a orientação dos doentes para as especialidades que tratam a coluna vertebral.

Sobre a SPPCV

A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral, fundada em 2003, é uma associação científica, sem fins lucrativos. Tem por objeto a promoção, o estudo, a investigação e a divulgação das questões inerentes à problemática da prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias da coluna vertebral. Para mais informações consulte http://sppcv.org/

 

  • PARTILHAR   

Outros Artigos