(Z1) 2024 - CM de Vila do Bispo - Festival do Perceve
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

1.ª Volta Eléctrica a Portugal percorreu o país com passagem por Sagres

1.ª Volta Eléctrica a Portugal percorreu o país com passagem por Sagres

A Mercedes-EQ e o Clube Escape Livre, com a chancela da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), realizaram a 1.ª Volta a Portugal em automóvel 100% eléctrica, que percorreu os quatro cantos do país: Sagres, Vila Real de Santo António, Miranda do Douro e Caminha.

A bordo de três novos veículos EQA da Mercedes-EQ, o desafio passou por aliar a esta viagem 100% amiga do ambiente refeições sustentáveis e carregamentos, sempre que possível, feitos também com energia sustentável.

Partindo de Lisboa, ao longo de três dias, a caravana percorreu 2.066 quilómetros, ligando os quatro cantos de Portugal por algumas das estradas mais belas do continente, paisagens magníficas e locais repletos de história. Para cumprir a distância, os três EQA rolaram nas estradas e autoestradas durante 24h horas e 32 minutos, a uma média de 83 quilómetros por hora.

O percurso partiu de Lisboa no dia 25 de Maio pelas 8:00 horas e passou pelos carregadores IONITY, em Almodôvar, seguindo depois para Sagres, Autódromo Internacional do Algarve, Vila Real de Santo António, Évora e Guarda, onde as equipas pernoitaram pela primeira vez.

No segundo dia, a Volta partiu da cidade mais alta em direcção a Miranda do Douro, Mirandela, Ponte de Lima, Caminha, Vila Nova de Gaia e Nazaré, antes de regressar a Lisboa.

No Autódromo Internacional do Algarve, o tempo para a refeição e carregamento foi complementado com uma prova de perícia onde os semáforos da Fórmula 1 deram a partida aos condutores que, assim, também experimentaram a potência dos 190 cavalos dos EQA – e ainda andaram de e-scooter. Enquanto isso, os EQA recarregavam as baterias.

A 1.ª Volta Elétrica a Portugal visa derrubar alguns mitos da mobilidade 100% eléctrica, como a autonomia e tempo de carregamento, bem como provar que a poupança é real, substantiva e amiga do ambiente.

Saiba mais aqui.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos