A revisão da carreira de administração hospitalar, uma carreira fundamental para a qualificação da gestão do Serviço Nacional de Saúde, é urgente, ultrapassando os bloqueios e atrasos na contractação e progressão dos administradores hospitalares. É isso que defende Xavier Barreto, que se candidata a Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) com o apoio do actual presidente, Alexandre Lourenço.
Xavier Barreto integrou, nos últimos três anos, a actual direcção da APAH, tendo agora decidido avançar com uma candidatura ao mandato 2022-2025. O administrador hospitalar do Centro Hospitalar Universitário de São João EPE encabeça uma lista que reúne administradores hospitalares de todo o País e que propõe ainda, no âmbito da formação, implementar um programa de formação dos administradores hospitalares, reforçando a sua capacitação para liderarem a transformação que está em curso no nosso sistema de saúde.
Saúde digital, ciência de dados e inteligência artificial, contratação pública, gestão de projectos, gestão de investigação e inovação, gestão da qualidade, criação de valor em saúde e desenho e melhoria de processos, são algumas das áreas sobre as quais incidirá este programa de formação, que será destinado a todos os associados da APAH.
Para manter a APAH como estrutura independente e democrática, ao serviço exclusivo dos interesses dos seus associados, Xavier Barreto assume o compromisso de não aceitar qualquer nomeação para órgãos de administração, por considerar que tal não é compatível com o exercício do cargo. A defesa dos interesses da APAH e dos seus associados obrigará necessariamente a uma total autonomia das suas posições e propostas, particularmente no que respeita à revisão da carreira.
A Candidatura conta com o apoio de mais de 100 proponentes, com destaque para a presença dos ex-Secretários de Estado da Saúde Francisco Ramos, Manuel Delgado, Rosa Valente Matos, e José Carlos Lopes Martins.
Xavier Barreto é Pós-graduado em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa e em Gestão e Direcção de Serviços de Saúde pela Porto Business School – Universidade do Porto. É ainda diplomado em Estudos Avançados em Investigação em Ciências da Saúde, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Barcelona e Especialista em Lean Manufacturing pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho. Foi Membro do Grupo Técnico para a Reforma Hospitalar e desempenhou funções de administração em unidades hospitalares públicas e privadas. É ainda vogal da Direcção da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares e membro do Comité executivo da European Association of Health Managers (EAHM). Atualmente, é director do Centro de Ambulatório do Centro Hospitalar de S. João EPE e docente convidado da Universidade do Porto.
Sobre a APAH
A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) é a organização com maior representatividade dos profissionais com funções de administração e gestão na área da saúde em Portugal. Desde 1981 que se dedica a apoiar os administradores hospitalares no desenvolvimento de elevados padrões de exercício profissional, nos múltiplos contextos organizacionais onde desempenham funções, tendo em vista contribuir para a melhoria do seu desempenho, garantindo a qualidade e excelência dos resultados em saúde em Portugal.