(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Webinar discute a importância da comunicação durante a pandemia

Webinar discute a importância da comunicação durante a pandemia

“Pandemia: Efeitos Secundários da Comunicação” é o tema do próximo webinar promovido pela Plataforma Saúde em Diálogo e pelo Instituto de Saúde Baseada na Evidência (ISBE), que acontece no dia 9 de julho, das 17:00 às 19:00 horas. Um debate que conta com um vasto painel de convidados especializados na área das ciências sociais e da saúde.

A sessão pretende abordar a importância da comunicação durante a pandemia de Covid-19 e os efeitos da mesma no sector da saúde, assim como irá debater a problemática da desinformação em contexto pandémico. Além disso, vão ser também analisadas as melhores formas de comunicar na área da saúde, tendo em conta o momento actual. Alguns dos episódios comunicativos mais marcantes durante a pandemia de Covid-19, relacionados com os temas das máscaras ou da vacinação, servem de cenário e ponto de partida ao debate.

«É importante debatermos as consequências da comunicação na sociedade e na saúde, porque os meios de comunicação têm um amplo impacto na forma como o público interpreta a informação, nomeadamente em momentos de crise, tal como o que vivemos actualmente», afirma a presidente da Plataforma Saúde em Diálogo, Maria do Rosário Zincke.

«A comunicação em Saúde durante a pandemia de Covid-19 caracterizou-se por falta de rigor, sensacionalismo e invenções. Estes factos servirão de cenário e ponto de partida para um debate estimulante, dedicado a discutir questões relacionadas com a “verdade” dos factos e incerteza da comunicação científica em Saúde», refere António Vaz Carneiro, Presidente do Conselho Científico do ISBE. E acrescenta: «A comunicação tem um papel fundamental em Saúde Pública, especialmente em contexto pandémico e é, por isso, essencial que comuniquemos os factos científicos de maneira rigorosa e clara».

A sessão conta com a participação de Fausto Pinto, Director da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL); o Vice-Almirante Gouveia e Melo, coordenador da task-force para a vacinação (Covid-19); Cristina Sampaio, professora associada de Farmacologia Clínica na FMUL; Ricardo Costa, Director-Geral de Informação do Grupo Impresa; Maria do Rosário Zincke, Presidente da Plataforma Saúde em Diálogo; Ana Delicado, socióloga e investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS); Roberto Roncon, intensivista & professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e Eduardo Nogueira Pinto, partner da PLMJ.

A abertura do webinar será feita por António Vaz Carneiro, Presidente do Conselho Científico do ISBE e o encerramento cabe à Presidente da Plataforma Saúde em Diálogo. A moderação fica a cargo de Joaquim Ferreira, professor de Farmacologia Clínica na FMUL, Ana Peneda Moreira, jornalista da SIC e Joana Sousa, directora de comunicação na FMUL.

O webinar é aberto a profissionais da área da comunicação e da saúde, assim como ao público em geral, mediante inscrição obrigatória aqui.

Consulte aqui o programa.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos