(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Solução «revolucionária» portuguesa para dores de costas ganha EIT Jumpstarter

Solução «revolucionária» portuguesa para dores de costas ganha EIT Jumpstarter

O EIT Jumpstarter é o principal programa de pré-aceleração interindustrial do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT). Durante a edição deste ano, as equipas da Europa Central, Oriental e do Sul foram convidadas a competir na grande final, que decorreu virtualmente no dia 25 de Novembro de 2020. Durante o evento virtual, 36 das 120 start-ups participantes apresentaram a potenciais investidores e um júri de especialistas as suas ideias de negócio, que se relacionaram com seis sectores-chave: Saúde, Alimentação, Matérias-primas, Energia, Manufaturação e Mobilidade Urbana. Os melhores projectos foram premiados com um valor total de 162 000 euros. A Fetalix venceu na categoria de Saúde, recebendo um prémio de 10 000 euros.

A Fetalix oferece uma solução regenerativa inspirada em fetos para tratar a dor lombar, através de uma aplicação minimamente invasiva. O seu biomaterial natural é obtido a partir de uma fonte fetal de um mamífero, disponibilizando propriedades regenerativas únicas. Este material injectável e pronto a usar fornece a veterinários e cirurgiões ortopédicos um tratamento preventivo para degeneração do disco intervertebral, eliminando a necessidade de procedimentos cirúrgicos e novas operações.

Segundo a Fetalix, o tempo de intervenção pode ser reduzido em 90%. Já o tempo de internamento em hospitais pode ser redúzio em 70% graças à terapia. “O EIT Jumpstarter muniu-nos das habilidades empreendedoras básicas necessárias para lançar a nossa empresa. Recomendamos esta excelente iniciativa a todos os que desejam aprender como atrair investidores que financiem a sua ideia e a elevem ao próximo nível. A brilhante equipa de mentores foi fundamental para construir um plano de negócios forte e consistente e melhorar as nossas capacidades de apresentação”, afirmou Joana Caldeira, da Fetalix.

Para além da Fetalix, de Portugal, o Drone Plan (Energia), da Letónia, o ReCatalyst (Matérias-primas) e o ArcLub One (Manufaturação), da Eslovénia, o Horizer (Mobilidade Urbana), da Bósnia e Herzegovina, e o Coffeco (Alimentação), da Grécia, conseguiram convencer o júri do seu potencial de inovação e crescimento.

“O EIT Jumpstarter é um concurso europeu único que ajuda a desenvolver as ideias de negócio mais promissoras e inovadoras de toda a Europa. Convocámos um conjunto excepcional de ferramentas e um painel de especialistas, que podem ajudar os participantes a obter conhecimento de negócios, desenvolver uma melhor compreensão relativamente à segmentação do mercado, criar uma boa proposta de valor, melhorar a vantagem competitiva e obter fundos para introduzir as suas ideias no mundo real. Estou muito orgulhoso por, ao longo dos seus quatro anos de existência, o programa ter criado a oportunidade para desenvolver muitos negócios inovadores e treinado 365 inovadores”, disse Dora Marosvolgyi, gerente do Programa Jumpstarter do EIT.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos