(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Programa Vacinação Infantil

Sociedade Portuguesa de Senologia aborda cancro da mama em idades extremas

XIX Jornadas de Senologia | 28 a 29 de Outubro| Centro de Congressos do Estoril
Sociedade Portuguesa de Senologia aborda cancro da mama em idades extremas

Nos próximos dias 28 e 29 de Outubro, a Sociedade Portuguesa de Senologia (SPS) realiza as XIX Jornadas de Senologia, no Centro de Congressos do Estoril. “Cancro da mama em idades extremas” é o mote da edição deste ano, justificado pelo aumento do número de casos de cancro da mama em jovens abaixo dos 40 anos e mulheres acima dos 70 anos.

De acordo com José Carlos Marques, Presidente da SPS, “trata-se de uma percentagem bastante representativa de novos casos diagnosticados de cancro da mama em Portugal, que coincide precisamente com os grupos de idades que, muitas vezes, estão fora do âmbito dos programas nacionais de rastreio”.

Estas Jornadas serão compostas por oito sessões multidisciplinares, três simpósios e três Meet the Expert, durante as quais serão debatidas várias questões na área da patologia mamária, nas faixas etárias abaixo dos 40 e acima dos 70 anos, desde o diagnóstico ao tratamento, passando pela investigação.

Evolução do cancro da mama em idades extremas; Mudar mentalidades para diminuir incidência; Cancro hereditário - a idade conta?; Desafios e oportunidades no diagnóstico precoce e Tratamento individualizado na jovem: o que pode ser diferente? são as sessões que marcam o primeiro dia das jornadas.

Já no segundo dia, estarão em foco temas como Tratamento de acordo com a avaliação geriátrica - discussão multidisciplinar baseada em casos clínicos; Suporte e (re)habilitação dos sobreviventes e Cancro da mama em Portugal, indicadores de qualidade.

Durante as Jornadas de Senologia serão apresentados trabalhos científicos originais e inovadores, culminando na distinção dos melhores, na cerimónia de encerramento.

O programa completo está disponível em www.jornadassenologia.pt.

Sobre a Sociedade Portuguesa de Senologia:

A Sociedade Portuguesa de Senologia (SPS) foi criada em 1989, reunindo médicos de diferentes especialidades referentes ao cancro da mama e de diversas regiões do país. É uma associação científica, sem fins lucrativos, que apoia a investigação na área da senologia em Portugal e preza pela sua qualidade, ao mesmo tempo que realiza sessões científicas sob a forma de congressos, jornadas, sessões, conferências e cursos especializados, bem como promove ações de sensibilização para o cancro da mama junto do público em geral.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos