(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre

Rir traz benefícios para a saúde física e mental

Rir traz benefícios para a saúde física e mental

O Dia Mundial do Riso assinala-se no dia 7 de Maio

No dia 7 de maio assinala-se o Dia Mundial do Riso, uma data que pretende promover o riso como uma emoção positiva para contribuir para a paz mundial, visto que é uma necessidade humana que beneficia todo o organismo.

Além disso, pode estimular o sistema imunitário, promover o aumento do limiar da dor, acelerar o ritmo cardíaco e aumentar a oxigenação do cérebro1. “Ao sorrir, as pessoas demonstram a sua autêntica personalidade, seja com um sorriso, uma gargalhada ou um simples gesto de alegria. O riso é essencial para o bem-estar,” comenta Juan Manuel Frade, Diretor Geral da Align Technology de Portugal e Espanha.

No entanto, sorrir e rir pode, por vezes, representar uma insegurança, o que leva muitas pessoas a deixarem de o fazer de forma espontânea e natural, por medo de mostrar os dentes, ao ponto de poder afetar a sua vida social. De acordo com o Barómetro de Saúde Oral 2022, apenas 32,3% dos portugueses têm dentição completa. Quase 70% da população portuguesa tem falta de dentes naturais e 6,4% tem falta de todos os dentes.2

As imperfeições na mordida não só podem afetar diretamente a qualidade de vida, como também podem esconder problemas dentários mais graves; a maloclusão, por exemplo, pode ter implicações tanto estéticas como funcionais na vida quotidiana das pessoas, como a baixa autoestima, a necessidade constante de esconder o sorriso, afetar a capacidade de mastigar, a necessidade de interromper refeições e dores na boca.3

Em Portugal, ano após ano, regista-se uma tendência positiva nas visitas ao dentista e um aumento do reconhecimento da sua importância. Há cada vez mais pessoas conscientes de que a falta de tratamento dentário, ou os cuidados dentários inadequados, podem levar a problemas como a sensibilidade dentária, a inflamação das gengivas e as perturbações da articulação temporomandibular e, mesmo nos casos mais graves, à perda de dentes.

Por conseguinte, o primeiro passo para prevenir qualquer tipo de infeção e manter um sorriso impecável começa com uma higiene adequada, que inclui a escovagem dos dentes e visitas regulares ao dentista para garantir que tudo está em ordem.

O médico dentista deve supervisionar o tratamento

Por vezes, para conseguir o sorriso desejado, é também necessário corrigir possíveis malformações na boca, como o desalinhamento dentário ou maloclusões, que podem afetar o dia-a-dia das pessoas, tanto do ponto de vista estético como de saúde.

Para isto existem soluções como os tratamentos ortodônticos, que devem ser realizados por um profissional habilitado que oriente o paciente durante o processo, já que qualquer intervenção para alterar a posição dos dentes é um procedimento médico que movimenta os dentes através do osso.

O papel do médico dentista é fundamental desde a primeira consulta até ao fim do processo. A tecnologia e as ferramentas digitais ajudam-no a detetar as necessidades do paciente e a conseguir um tratamento adequado e adaptado ao paciente, evitando assim complicações que vão causar desconforto ou incómodo.

Os médicos dentistas e ortodontistas sabem que um sorriso é o reflexo da felicidade. Por esse motivo comprometem-se com os pacientes a avaliar cada situação e a disponibilizar os melhores tratamentos e tecnologias possíveis, para criar as bases para que os pacientes tenham a melhor saúde oral e nunca deixem de sorrir.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos