(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Presidente da Câmara de Lagos deixa mensagem sobre o actual Plano de Desconfinamento

Presidente da Câmara de Lagos deixa mensagem sobre o actual Plano de Desconfinamento

Ontem, dia 15 de Abril, quinta-feira, foram anunciadas as medidas da próxima fase do Plano de Desconfinamento.

Dada a situação epidemiológica favorável, o concelho de Lagos passa para a próxima fase. A Autarquia recorda, contudo, que «a ameaça do vírus ainda está muito presente e é imperativo que se continuem a cumprir as normas de saúde em vigor, correndo o risco de ser colocado um travão no Plano de Desconfinamento, o que em muito pode prejudicar a comunidade».

Infra, remete-se a mensagem do Presidente da Autarquia lacobrigense, Hugo Pereira.

Caros(as) Munícipes,

Iremos entrar, na próxima segunda-feira, na 3ª fase do Plano de Desconfinamento traçado pelo Governo, etapa que nos permitirá retomar mais algumas práticas e atividades económicas, culturais, educativas e desportivas, pelas quais tanto ansiamos e necessitamos.

Este avanço no processo de retoma da normalidade resulta do cumprimento das regras estabelecidas e consequente evolução favorável da situação epidemiológica nacional e local, avaliada em função dos indicadores previamente fixados sob orientação e recomendação da comunidade científica.

Lagos está a conseguir conciliar o desfrutar da liberdade proporcionada pelo desconfinamento gradual com as medidas de combate e mitigação da pandemia a que continuamos a estar obrigados, mas temos a noção – pois já o experienciamos ao longo desta caminhada – que da mesma forma que podemos afirmar ter a situação epidemiológica controlada, rapidamente este cenário pode inverter-se e entrar numa espiral de descontrolo, com as repercussões que já conhecemos: parar ou até retroceder no processo de desconfinamento, voltar a encerrar estabelecimentos, suspender as atividades presenciais e colocar a nossa vida em comunidade novamente em suspenso.

Temos de ter consciência que o vírus não desapareceu e que, apesar da campanha de vacinação contra a COVID-19 em curso, o risco aumentará na direta proporção do desconfinamento. Por isso, todos os cuidados são poucos se quisermos continuar a trilhar com sucesso o processo iniciado a 15 de março, o qual terá, a partir desta próxima segunda – feira, mais uma etapa fundamental que constitui um desafio para todos nós.

Saibamos vivê-lo com consciência e responsabilidade, de modo a garantirmos a passagem à etapa seguinte (a 3 de maio) e as condições para a retoma das atividades no aproximar do verão e da época de maior afluência turística, tão crucial para o bem-estar da nossa comunidade.

Todos juntos vamos conseguir superar este desafio!

.

Poderá consultar quais a medidas aplicáveis a Lagos a partir de segunda-feira, dia 19 de Abril, aqui.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos