(Z1) 2024 - CM de Vila do Bispo - Festival do Perceve
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

Prémio Luísa Soares Branco distingue projectos de reabilitação respiratória das regiões autónomas

Projecto da Unidade de Saúde de São Miguel recebe prémio de 2.500 euros e projecto do SESARAM recebe Menção Honrosa no 38.º Congresso da SPP
Prémio Luísa Soares Branco distingue projectos de reabilitação respiratória das regiões autónomas

Dois projectos de reabilitação respiratória das regiões autónomas dos Açores e da Madeira foram distinguidos com o Prémio Luísa Soares Branco, na sessão conjunta da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e da Respira, no âmbito do 38.º Congresso da SPP. A cerimónia aconteceu no último dia do congresso, que se realizou entre os dias 10 e 12 de Novembro, no Algarve.

O vencedor da 2.ª edição do Prémio Luísa Soares Branco foi o projecto “Reabilitação Respiratória Pediátrica em contexto de pandemia – Telecinesiterapia Respiratória e visitação domiciliária”, da equipa da Unidade de Saúde da ilha de São Miguel. O projecto nasceu com o intuito de melhorar a acessibilidade aos programas de Reabilitação Respiratória por parte das crianças que, como consequência da pandemia, ficaram privadas destes cuidados. Tem subjacentes os objectivos de reduzir as agudizações da patologia respiratória e os internamentos hospitalares evitáveis, levando à melhoria da qualidade de vida das crianças e redução de custos em internamentos hospitalares.

A pandemia trouxe novas necessidades, motivando o início da visitação domiciliária com a implementação de programas de reabilitação respiratória na casa das crianças com risco elevado de agravamento da sua doença respiratória e consequente internamento hospitalar", explica Elisabete Lima, enfermeira e coordenadora da equipa, composta por sete elementos. Em 2021, com o programa implementado, verificou-se uma significativa redução nos internamentos de crianças, a rondar os 75%. “Este prémio motiva-nos a continuar a fazer sempre mais e melhor em prol da saúde das nossas crianças”, acrescenta a responsável.

Foi ainda atribuída uma Menção Honrosa ao projecto “Reabilitação Respiratória na Região Autónoma da Madeira – Um Projecto com Futuro”, da equipa do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM, EPERAM), representada por João Carvalho, médico pneumologista. Trata-se de um programa estruturado de reabilitação respiratória na Região Autónoma da Madeira (RAM), pensado para promover comportamentos e cuidados a longo prazo que melhorem a saúde dos doentes. Facilitar o acesso da pessoa com patologia respiratória a um programa de reabilitação respiratória, assim como habilitar o doente a lidar com o tratamento e prevenir complicações decorrentes da sua doença, são os principais objectivos do projecto.

De acordo com João Carvalho, médico pneumologista, “A Menção Honrosa foi importante para o nosso projecto, porque mostra e comprova à nossa equipa que estamos no caminho certo para melhorar os cuidados, neste caso de reabilitação respiratória, aos utentes com patologia respiratória.” O especialista acredita ainda que “Este tipo de iniciativas é de grande importância, uma vez que promove um estímulo para que os profissionais de saúde se dediquem mais à área de investigação e que mais projectos sejam realizados em Portugal.

O Prémio Luísa Soares Branco é uma iniciativa promovida pela Associação Respira e pela Linde Saúde. Distingue projectos de instituições públicas ou privadas que se destaquem na prestação de serviços e cuidados de saúde a doentes respiratórios crónicos, em particular pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC).

Legenda das Imagens:

1. Prémio Luísa Sousa Branco - Primeiro Vencedor (equipa Açores);

2. Menção Honrosa (equipa Madeira).

  • PARTILHAR   

Outros Artigos