Liliana Martins tem perda auditiva e decidiu criar um grupo para diminuir o isolamento de pessoas como ela. A Associação Teia D’Impulsos aceitou o desafio e é na sua sede, em Portimão, que promove os seus encontros e atividades.
Um grupo de cidadãos com perda auditiva/surdez. Foi este o impulso de Liliana Martins, jovem designer de Portimão, numa tentativa de combater o isolamento social desta população, diminuir mitos e preconceitos, e criar um espaço seguro para a partilha de experiências.
"Tenho perda auditiva desde os 5 anos e cresci com alguns problemas de autoestima, pois nunca via outras crianças como eu. Era um assunto tabu… Sentia-me um E.T.!" começa por contar Liliana Martins. "Tive e tenho alguns desafios a nível social. Acompanhar uma conversa ou ir a um evento de grupo pode ser bem frustrante devido às barreiras de comunicação", partilha.
Assim nasce o projeto Por ti Surdo, "do desejo de evitar que mais pessoas sintam o mesmo, de criar um espaço onde se sintam integrados, compreendidos e os eventos sociais sejam uma alegria e não sinónimo de stress ou cansaço psicológico".
O nome do projeto é um jogo de palavras que remete para a cidade de Portimão, onde decorrem os encontros e atividades deste grupo,ao primeiro sábado de cada mês, a partir das 14h30 no Espaço Raiz. A entrada é livre, sem necessidade de inscrição, e para todas as idades.
"Desde o primeiro momento que nós, Teia D’Impulsos, acreditámos no projeto da Liliana e que o mesmo tem tudo a ver com a nossa missão de contribuir para a igualdade de direitos e oportunidades entre todos os cidadãos", afirma a Associação.