(Z1) 2024 - CM de Vila do Bispo - Festival do Perceve
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

PCP, PS, Bloco de Esquerda e PAN apoiam a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal e alertam para o impacto da Diabetes na sociedade

PCP, PS, Bloco de Esquerda e PAN apoiam a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal e alertam para o impacto da Diabetes na sociedade

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) recebeu, nas últimas duas semanas, os representantes do PCP, PS, BE e PAN numa visita e reunião com a direção e membros do Núcleo Jovem da APDP, após um convite dirigido a todos os partidos políticos para conhecerem o trabalho da associação e as respostas necessárias à pandemia da diabetes.

Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, reconheceu o trabalho meritório que a APDP desenvolve junto das pessoas com diabetes, suas famílias e nas comunidades, e defendeu que se deve “olhar e intervir com mais força [nesta área]” de forma a travar o crescimento dos números da diabetes, que atinge mais de um milhão de portugueses.

Já Edite Estrela, representante do PS, felicitou o trabalho "fundamental e imprescindível" que a associação desenvolve, enquanto Sérgio Sousa Pinto, do mesmo partido, salientou "a dívida que a sociedade tem para com uma associação (mais antiga do mundo) que esteve sempre na frente dos avanços conseguidos na área da diabetes em Portugal".

Em reunião com o BE foi discutido a necessidade urgente de o SNS se adaptar à realidade das doenças crónicas. Com o aumento da sua prevalência os serviços de saúde devem evoluir de uma visão centrada nos hospitais e de medicina curativa, para uma visão de suporte às pessoas com doença, uma medicina preventiva e ecológica, onde a APDP é um exemplo a seguir. Após a reunião, Catarina Martins, do BE, referiu a necessidade de "mais investimento nas áreas que capacitam as pessoas, integrando todas as componentes sociais da vida das pessoas".

O PAN também visitou a APDP. Fez-se representar por Joana Guerreiro e Jorge Alcobia e apresentou à associação as suas propostas eleitorais, nomeadamente de crítica à sociedade de consumo. Jorge Alcobia manifestou toda a disponibilidade do PAN para apoiar a APDP na próxima legislatura.

A direção da APDP congratula-se com o interesse demonstrado por estes partidos pela atividade da Associação e pelo impacto que a Diabetes tem no nosso país. “Quando discutimos o acesso à saúde, temos de garantir a integração de cuidados e reconhecer que a Diabetes tem nas pessoas que dela sofrem os seus principais cuidadores”, lembra José Manuel Boavida, Presidente da APDP. “A Diabetes gasta já mais de 10% do orçamento da Saúde e poderá por em causa a sustentabilidade do SNS se nada se fizer”, continuou este endocrinológico.

Portugal é o país com a mais alta prevalência de diabetes na Europa: 13% da população entre os 20 e os 79 anos, segundo dados da OCDE relativos a 2014.

Sobre a APDP

Fundada em 1926, a APDP é a associação de pessoas com diabetes mais antiga do mundo. Com cerca de 15 mil associados, desenvolve a sua atividade na luta contra a diabetes e no apoio à pessoa com esta doença, tendo sempre como meta a integração das pessoas com diabetes enquanto elementos ativos na sociedade. A APDP tem sido pioneira na prevenção, na educação e no acompanhamento personalizado. Conhecer melhor a doença e explorar novas formas de tratamento são os seus principais objetivos, a par da criação de estruturas capazes de dar resposta aos diversos problemas que envolvem a diabetes.

www.apdp.pt

  • PARTILHAR   

Outros Artigos