(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Programa Vacinação Infantil

Osteoartrose e cancro são as patologias mais frequentes em animais de companhia geriátricos

Osteoartrose e cancro são as patologias mais frequentes em animais de companhia geriátricos

A AniCura, grupo de hospitais e clínicas especializado em cuidados médico-veterinários para animais de companhia, promoveu, entre os dias 24 e 25 de novembro, o II Congresso Veterinário AniCura Ibéria, uma aposta na formação contínua de médicos veterinários e outros profissionais do setor.

O Congresso, dedicado ao “Paciente Sénior”, focou-se na abordagem às doenças mais frequentes que afetam os pacientes seniores. Os avanços registados na Medicina Veterinária têm permitido prolongar a esperança média de vida dos animais de companhia e, por isso, torna-se imprescindível que os profissionais veterinários garantam uma adequada gestão das patologias que afetam os animais de companhia na terceira idade.

As patologias geriátricas são o grande desafio que enfrentamos enquanto veterinários já que, em muitas ocasiões, estamos a falar de condições crónicas, ou seja, doenças que convivem com o animal até ao fim da sua vida”, refere o Dr. José Gómez, Head of Medical da AniCura Ibéria. “As doenças que afetam os animais de companhia podem ser muito variadas, com destaque para a osteoartrose e o cancro. Assim como os problemas neurológicos, renais e cardíacos, sem esquecer os problemas dentários, que geralmente estão relacionados com o desenvolvimento ou evolução de outras doenças”.

“Garantir a prestação de cuidados geriátricos de qualidade envolve uma abordagem multidisciplinar, integrando diferentes especialidades veterinárias. Por isso, a partilha de conhecimento entre profissionais é tão fundamental”, refere o Dr. Lénio Ribeiro, médico veterinário e responsável pelo Serviço de Anestesiologia e Gestão da Dor no AniCura Atlântico Hospital Veterinário e um dos palestrantes do II Congresso AniCura. “A Anestesiologia dá apoio à maioria das especialidades médico veterinárias, garantindo o sucesso dos procedimentos e o bem-estar dos animais, que é a nossa prioridade máxima”, acrescenta.

Dar valor ao paciente sénior

Nesta segunda edição do Congresso, que teve lugar em Madrid e que contou com a participação de mais de 200 profissionais do setor veterinário da Península Ibérica, discutiram-se os mais recentes avanços e novas técnicas nas diferentes áreas com a finalidade de proporcionar os melhores cuidados ao animal de companhia.

Este congresso reflete os cinco princípios que nos movem na AniCura: Qualidade, entendida como excelência no serviço; Responsabilidade, para estar sempre na vanguarda; Mutualidade, porque só com o apoio dos colegas é possível alcançar o sucesso; Eficiência, consequência direta do anterior; e Liberdade, para desenvolver a nossa atividade profissional, tendo presentes todos os princípios anteriores”, conclui o Dr. José Gómez.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos