(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Programa Vacinação Infantil

Ministra da Coesão Territorial visitou investimentos no CHUA

Ministra da Coesão Territorial visitou investimentos no CHUA

A Unidade de Faro do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) recebeu a visita da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Esta visita realizou-se no âmbito de várias reuniões de trabalho que decorreram no Algarve para avaliação dos diversos projetos de investimentos que beneficiam de fundos europeus geridos na região pelo programa CRESC Algarve 2020.

Durante a visita, Ana Abrunhosa teve oportunidade de ficar a conhecer os investimentos realizados e equipamentos adquiridos pelo CHUA, que permitiram melhorar a qualidade dos serviços e atendimento à população algarvia na área da saúde. “Este é um investimento muito significativo, que permite ao Centro Hospitalar com a Universidade e o AD-ABC, prestar melhores serviços de saúde, mais completos. Sabemos, que para certo tipo de problemas, o tempo é uma variável importante e agora temos aqui estes equipamentos que permitem em tempo útil, tratar as pessoas”, frisou a Ministra da Coesão Territorial, que salientou ainda a sua gratidão pelo trabalho desenvolvido pelo Conselho de Administração do CHUA.

Na sessão de apresentação de todos os investimentos realizados no CHUA nos últimos três anos, que ascendem a 28 milhões de euros em equipamento e em infraestruturas, o presidente do Conselho de Administração João Ferreira, anunciou o lançamento do concurso para renovação do Serviço de Psiquiatria de Faro, já no próximo dia 6 de dezembro, com um investimento previsto de 2,5 milhões de euros. “Para além da Psiquiatria, temos ainda o investimento no Centro Oncológico Regional do Sul (CORS) que irá avançar no próximo ano e nas imediações deste equipamento, espero que avancemos decididamente no plano funcional e no lançamento do concurso internacional do novo Hospital Central do Algarve”, salientou, destacando o facto de ser crucial continuar a investir nas atuais unidades de saúde para manter e melhorar a prestação de cuidados de saúde de qualidade à população.

No âmbito do programa CRESC Algarve 2020, que estará em execução até final de 2023, o CHUA beneficiou infraestruturas e equipamentos de saúde, num investimento de cerca de 14,5 milhões de euros. José Apolinário, presidente da CCDR-Algarve, declarou que “um maior investimento em ID é essencial para melhorar a competitividade e ajudar as pessoas a ter acesso aos cuidados de saúde”.

Nesta sessão estiveram ainda presentes José Almeida, diretor clínico do CHUA, Mariana Santos, enfermeira diretora do CHUA, Paulo Neves, vogal executivo do CHUA, Pedro Castelo Branco, presidente do AD-ABC e Paulo Águas, reitor da Universidade do Algarve.

O Programa Operacional Regional do Algarve (CRESC Algarve 2020) é um instrumento financeiro de apoio ao desenvolvimento regional do Algarve, integrado no acordo de parceria Portugal 2020. O programa dispõe de quase 319 milhões de euros de fundos enviados pela União Europeia – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e Fundo Social Europeu (FSE), sendo 140 milhões destinados às empresas.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos