(Z1) 2022 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

LPCC promove o mês da prevenção do cancro da mama com forte campanha nacional de sensibilização

LPCC promove o mês da prevenção do cancro da mama com forte campanha nacional de sensibilização

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) promove o “Outubro Rosa” com o objectivo de consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através do rastreio, e divulgar informação e formas de apoio à mulher e família.

Centenas de iniciativas, de norte a sul do país e ilhas, assinalarão este mês de prevenção do cancro da mama. A LPCC pretende uma grande mobilização dos cidadãos em torno desta causa, bem como fortalecer a sua presença e a dos seus voluntários nas comunidades locais.

O “Outubro Rosa” visa assim desafiar a comunidade a juntar-se a esta iniciativa. O objectivo do vasto plano de actividades é promover sinergias para aumentar o impacto deste movimento, nomeadamente com parceiros institucionais, empresas, grupos profissionais, marcas, figuras públicas e outras entidades, no sentido de uma maior intervenção ao nível da disseminação da mensagem da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.

Nesse sentido, Natália Amaral, Vogal da Direcção Nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro enfatiza que «o cancro da mama é o mais prevalente (com maior número de casos) em Portugal e em todo mundo, mas se diagnosticado precocemente, é um dos que tem maior taxa de cura. É, por isso, fundamental difundir a mensagem da prevenção e alertar as mulheres para o diagnóstico precoce e rastreio».

Entre as iniciativas solidárias calendarizadas, destacam-se as que assinalam as efemérides mais importantes, tais como os dias 15 de Outubro – Dia da Saúde da Mama (Breast Health Day) e 30 de Outubro – Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama. Mas a agenda de actividades LPCC, neste âmbito, contará com outras acções, tais como sessões para a promoção da saúde e bem-estar em diversos ambientes; disponibilização de folhetos informativos e materiais alusivos ao “Outubro Rosa”; realização de caminhadas solidárias, cuja participação pode ocorrer em termos individuais ou em pequenos grupos, em horário e percurso livre; momentos lúdicos com acções de promoção da saúde e prevenção da doença.

Segundo os dados estatísticos mais recentes (Globocan, 2021), em 2020, no nosso país, estima-se que mais de 7.000 mulheres tenham sido diagnosticadas com cancro da mama, lamentando-se a morte de 1.800 mulheres por esta doença. Cerca de 1 em cada 100 cancros da mama desenvolvem-se no homem.

Saiba mais sobre os factores de risco que importa conhecer em: www.ligacontracancro.pt/outubrorosa.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos