(Z1) 2022 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Lagos associa-se à campanha “Setembro, Mês da Prevenção do Suicídio”

Lagos associa-se à campanha “Setembro, Mês da Prevenção do Suicídio”

O convite surgiu do Serviço de Psiquiatria de Portimão do CHUA - Centro Hospitalar e Universitário do Algarve, entidade que, juntamente com outras, dinamiza em Portugal a campanha “Setembro, Mês da Prevenção do Suicídio”.

De acordo com a organização, “o objectivo desta iniciativa é sensibilizar a população para a temática do suicídio, um problema relevante no Algarve, bem como promover a consciencialização do papel que cada pessoa, autarquias e diferentes estruturas da comunidade podem ter na prevenção do suicídio e da doença mental. Estas acções na comunidade visam ainda contribuir para a redução do estigma associado à doença mental”.

Do vasto conjunto de actividades que irão decorrer, neste âmbito, durante o mês de Setembro e parte de Outubro, em vários concelhos da região, dinamizadas pelas respectivas Equipas Comunitárias de Saúde Mental e com a participação de outros técnicos dos serviços, duas terão lugar em Lagos, merecendo destaque o colóquio/debate “Construindo a Prevenção do Suicídio na Comunidade” agendado para o próximo dia 20 de Setembro, pelas 10h30, no Auditório Paços do Concelho Séc. XXI. O evento, no qual participarão personalidades da comunidade, técnicos de saúde, de educação, de protecção civil, forças de segurança e intervenção, sendo igualmente aberto à comunicação social e à população em geral, pretende abordar iniciativas e propostas para desenvolver na comunidade programas de prevenção do suicídio, tendo em conta a diferente experiência e realidade de cada uma das entidades e áreas de actividade.

Para fazer chegar esta mensagem a um maior número possível de pessoas, no dia seguinte (21 de Setembro) está igualmente prevista uma acção de distribuição de material informativo sobre o tema, a realizar nos Mercados Municipais da Avenida e Santo Amaro, no período compreendido entre as 10h e as 13h.

Mais informações em https://www.chualgarve.min-saude.pt/

  • PARTILHAR   

Outros Artigos