(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Arte Doce

Inquérito da UNICEF Portugal revela que 98% das crianças considera que o desporto as faz sentir bem

Inquérito da UNICEF Portugal revela que 98% das crianças considera que o desporto as faz sentir bem

Iniciativa em parceria com a Direção-Geral da Educação ouviu 626 alunos do 7º ano de escolaridade, entre os 12 e 13 anos

A UNICEF Portugal, em colaboração com a Direção-Geral da Educação (DGE), divulga os resultados de um inquérito sobre o impacto das atividades desportivas no bem-estar emocional e psicológico das crianças. No âmbito das comemorações do Dia da Criança, assinalado a 1 de junho, a UNICEF Portugal apresentará os resultados e promoverá a atividade "A tua mente em movimento" durante a final da Taça do Desporto Escolar UNICEF, nos dias 2 e 3 de junho, em Pombal.

O inquérito, realizado durante os meses de março e abril de 2023, envolveu 626 crianças, com idades entre 12 e 13 anos. Do total de participantes, 309 eram raparigas (49%), 307 rapazes (49%) e 10 crianças optaram por não identificar o seu género (2%). Os resultados revelaram que 98% das crianças afirmam que o desporto as faz sentir bem, destacando emoções como alegria (68%), entusiasmo (59%) e satisfação (39%). Além disso, 90% das crianças relataram que as atividades desportivas aumentam a sua confiança, e 78% afirmaram que a prática desportiva tem um impacto positivo na redução da ansiedade.

As crianças destacaram, ainda, que o desporto lhes permite superar dificuldades e limites (97%) e melhorar as relações e o trabalho em equipa com os colegas (93%). Para promover o seu bem-estar emocional e psicológico nas aulas e outras atividades desportivas, 88% das crianças sugerem estratégias para lidar com a ansiedade e o medo através do desporto e 81% pede o uso de técnicas de relaxamento.

Beatriz Imperatori, Diretora Executiva da UNICEF Portugal, sublinha que “os efeitos negativos no bem-estar físico e mental e no equilíbrio emocional das crianças portuguesas resultados da pandemia ainda não foram totalmente recuperados. É fundamental continuar a investir de forma continua e sustentada para melhorar a saúde mental das crianças e jovens em Portugal”.

A responsável destaca “o papel fundamental da comunidade escolar – pais, professores e auxiliares – na promoção do desporto e das atividades físicas em contexto escolar pelo enorme impacto positivo no bem-estar físico, emocional e psicológico das crianças, contribuindo para o estabelecimento de relações saudáveis entre pares, superação de desafios e geração de emoções positivas e de confiança”.

De uma forma geral, o desporto e atividade física contribui para o desenvolvimento da criança a vários níveis:

  • Autoestima: quando as crianças se sentem confiantes nas suas capacidades desportivas, isso pode ajudar a aumentar a sua autoestima e a fazer com que se sintam melhores consigo próprias de uma forma geral;
  • Diminuição do stress e ansiedade: quando confiam nas suas competências, as crianças tornam-se mais capazes de enfrentar desafios e lidar com situações difíceis, o que pode ajudar a reduzir o stress e a ansiedade;
  • Melhoria do desempenho académico: quando estão confiantes, as crianças podem ficar mais motivadas e empenhadas, o que pode melhorar o seu desempenho académico;
  • Relacionamentos interpessoais: a confiança ajuda as crianças a desenvolverem relações saudáveis e significativas, o que contribuiu para o seu bem-estar emocional e psicológico.

Assinalando a importância deste tema, a UNICEF Portugal irá apresentar os resultados do inquérito e promover a atividade de mindfulness "A tua mente em movimento" nos dias 2 e 3 de junho, durante a final da Taça do Desporto Escolar UNICEF, que ocorrerá em Pombal. A atividade tem como objetivo proporcionar um espaço de promoção de saúde mental e do bem-estar, contribuindo para uma maior sensação de calma e incentivando a utilização de técnicas de relaxamento no contexto desportivo, reconhecendo o seu valor no desenvolvimento integral das crianças.

A Taça do Desporto Escolar UNICEF é uma iniciativa da Direção-Geral da Educação que visa promover a prática da atividade física e desportiva em contexto escolar, valorizando o seu papel na promoção da saúde e bem-estar mental das crianças e jovens. A competição deste ano combina quatro modalidades desportivas – Badminton, Futebol, Ginástica e Voleibol – e contará com a participação de cerca de 600 crianças.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos