O Hospital de São Gonçalo de Lagos, do Grupo Hospital Particular do Algarve (HPA), cede os seus serviços de internamento e bloco operatório ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) para a cirurgia do ambulatório de doentes não-Covid, mantendo a sua actividade regular.
Em Abril de 2020, o Grupo HPA Saúde disponibilizou de forma exclusiva esta unidade para acompanhamento de doentes Covid, num esforço de colaboração com o SNS. Assim, o HPA afirma manter total disponibilidade para colaborar, como tem feito desde Março do ano transacto, pois defende que apenas reunindo esforços de todos os sectores será possível «ultrapassar esta terrível fase».
O Grupo HPA alega: «É imperioso que todos se foquem no essencial: combater esta pandemia, não descurando, contudo, todas as doenças que, não sendo Covid, são igualmente importantes e, se não acompanhadas devidamente, poderão ter um desfecho também mortal».
O Centro Hospitalar Universitário do Algarve vai assim poder contar com 26 de camas de internamento e 2 salas de bloco operatório, conforme noticiado anteriormente, para aliviar as listas de espera cirúrgicas das diferentes especialidades. O Grupo HPA Saúde manterá a sua regular actividade no Hospital de São Gonçalo, nomeadamente, os serviços de Atendimento Permanente, Consultas, Tratamentos, Exames e Análises Clínicas. O HPA informa ainda que manter-se-ão em funcionamento todas as unidades, incluindo o Atendimento Permanente 24horas, nos hospitais de Alvor e Gambelas.