(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - CM Lagos - Arte Doce

Grupo HPA Saúde cria unidade da mama nos hospitais de Alvor e Gambelas

Grupo HPA Saúde cria unidade da mama nos hospitais de Alvor e Gambelas

Para sinalizar o Outubro rosa e enaltecer a importância que a prevenção e o rastreio têm na doença oncológica mamária, o Grupo HPA Saúde lança hoje oficialmente nos hospitais de Alvor e Gambelas a Unidade da Mama.

A criação destas unidades especializadas tem por objectivo dar resposta a todas as necessidades da pessoa que procura este serviço – desde a prevenção, passando pelo diagnóstico, tratamento e seguimento após o mesmo – agregando recursos e competências que garantam uma organização clínica de gestão integrada, por forma a oferecer um serviço eficiente, rigoroso e eficaz, refere fonte do HPA.

É de particular relevância a avaliação de risco e diagnóstico precoce, enquanto actuação crucial para a prevenção do cancro e controlo atempado da sua progressão, sendo esta conclusão ainda mais premente no cancro da mama, já que este quando diagnosticado precocemente pode ter cura em 95% dos casos.

Apesar de já possuir equipas multidisciplinares a trabalhar nesta área há vários anos, o HPA achou que seria importante para os pacientes e até para a referenciação interna e externa, a criação mais sistematizada e organizada deste serviço. O mês de Outubro pareceu-nos a data ideal para divulgar as unidades, por corresponder ao MÊS ROSA e à Mamamaratona, da qual somos muito orgulhosamente main sponsors.

As Unidades da Mama HPA integram as valências de exames de diagnóstico de imagiologia: Mamografia digital direta 2D, Tomossíntese 3D, Ecografia Mamária, Ressonância Mamária, Citologia aspirativa com agulha fina guiada por imagem, Microbiópsia guiada por imagem, TAC, Raio-X, e ecografia geral (estadiamento); anatomia patológica e medicina nuclear. Os tratamentos disponibilizados dividem-se em tratamentos médicos e cirúrgicos, sendo que os primeiros incluem Quimioterapia, Hormonoterapia e Imunoterapia. No que se refere à cirurgia, sempre que possível são utilizadas as mais modernas tecnologias minimamente invasivas, envolvendo a cirurgia oncoplástica (com o apoio de Cirurgia Plástica e Reconstructiva) e em casos específicos, a utilização da Radioterapia Intraoperatória (técnica recente que consiste em realizar radiação imediata em dose única, no mesmo ato cirúrgico da extração do tumor, evitando a radioterapia nas 5-6 semanas seguintes).

Página Unidade da Mama

PT: https://www.grupohpa.com/pt/servicos/unidade-da-mama-hpa/

EN: https://www.grupohpa.com/en/deactivated-facilities/breast-unit-hpa/

  • PARTILHAR   

Outros Artigos