O Grupo Aralab, no qual se enquadra uma empresa portuguesa de produção de câmaras climáticas, afirma ser a única unidade industrial em Portugal com conhecimento e capacidade de produção de equipamentos que possam atingir os -80º.
Dentro do grupo, existem empresas com forte experiência em conservação em frio, seja congelação ou ultracongelação, e com uma vasta experiência de trabalho com a indústria farmacêutica.
“O Grupo Aralab está pronto para apoiar na conservação das vacinas para a Covid-19. Somos a única empresa portuguesa com capacidade para fazê-lo e, desde que se souberam as condições de preservação das vacinas, já recebemos contactos de empresas de vários países. Neste momento, numa das empresas do Grupo, a Bluestabil, temos sob a nossa responsabilidade cerca de 200.000 amostras em estudo de estabilidade em diferentes condições climáticas, desde -20º (congelação) até 40º de temperatura com 75% de humidade”, afirma Luís Branco, administrador. “Temos conhecimento no armazenamento em condições de conservação e estabilidade de diferentes fármacos, de acordo com as boas práticas de fabrico (GMP) da indústria farmacêutica, com uma empresa certificada pelo Infarmed (autoridade portuguesa do medicamento) e pela FDA (autoridade norte-americana para o medicamento)”, conclui.
Relembrando que o Grupo Aralab já esteve envolvido na luta contra a pandemia, através do teste a máscaras de protecção, nomeadamente, no auxílio ao processo de Certificação e Controlo de Qualidade de máscaras faciais de protecção contra a Covid-19. Este teste envolve a simulação de condições ambientais, verificando a fiabilidade na prevenção na transmissão de gotículas, procedimento que permite validar a capacidade de protecção das máscaras sociais de cada fabricante.