(Z1) 2025 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2025 - CM Lagos - Walk& Art Fest

Futuro da Cardiologia na era da Inteligência Artificial e das novas tecnologias em debate em Portimão

Futuro da Cardiologia na era da Inteligência Artificial e das novas tecnologias em debate em Portimão

1º Congresso Nacional da Fundação Portuguesa de Cardiologia realiza-se dias 8 e 9 de novembro no TEMPO-Teatro Municipal de Portimão e Museu Municipal de Portimão

Mais do que um encontro científico, o 1º Congresso Nacional da Fundação Portuguesa de Cardiologia quer ser um movimento em direção ao futuro.

Há uma revolução na saúde, já em marcha, com a inteligência artificial, a medicina de precisão, os dispositivos digitais de monitorização e o conceito de «One Health» - e é precisamente sobre estes desafios que profissionais, investigadores e estudantes da área da saúde se irão debruçar neste Congresso aberto também à população em geral.

A saúde Digital e a Inteligência Artificial são apenas dois de um leque de temas que estarão em debate neste encontro que reúne alguns dos mais destacados peritos nacionais.

A reflexão irá também recair sobre a questão incontornável da Longevidade e do Envelhecimento Saudável e ainda sobre o conceito de «One Health» - uma visão «holistica» que defende que não há saúde humana sem um equilíbrio entre saúde animal e saúde ambiental.

Para o Presidente do Conselho Científico da Fundação Portuguesa de Cardiologia, José Coucello, «nunca estivemos tão interligados e interdependentes. É a tecnologia que hoje nos recorda algo profundamente humano: ninguém cuida da saúde sozinho. Mesmo em termos das doenças cardiovasculares e da sua prevenção, temos de perceber que não estamos sozinhos, é preciso olhar em conjunto e de forma colaborativa».

É precisamente nesta visão da «revolução da interdependência» que 2 médicos veterinários integram o painel de oradores. Um deles é Pedro Simas, conhecido pelas suas intervenções públicas na altura da pandemia. Possui mestrado em Biotecnologia, doutoramento em patogénese viral e, claro, profundo conhecimento da relação entre a saúde humana, animal e ambiental.

Destaque também para a participação de nomes reconhecidos e conceituados a nível nacional e internacional como Constantino Sakellarides, especialista em Saúde Pública e Manuel Oliveira Carrageta, atual Presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia.

Com o tema «Inovação e Saúde: Transformar o Presente e o Futuro» , o 1º Congresso Nacional da Fundação Portuguesa de Cardiologia terá também como intervenientes, através de emissão live streaming, de muitos profissionais de saúde de vários países de língua oficial portuguesa como Angola Moçambique, Cabo Verde e Brasil.

Nos dias 8 e 9 de novembro, em 2 espaços diferentes, Tempo – Teatro Municipal de Portimão e Museu Municipal de Portimão, respetivamente, partilham-se ideias e olhares, para um futuro mais saudável e sustentável.

Todas as informações sobre o Congresso em:

https://abcmeetings.pt/event/congresso-nacional-fpc/

  • PARTILHAR   

Outros Artigos