Numa altura em que se apela à empatia social e igualdade de género, as Farmácias Holon juntam-se à Lactacyd Portugal para lançar o movimento #PinkCare. No dia 28 de Maio, Dia Internacional da Saúde Feminina, desafiam a sociedade civil a vestir uma peça rosa, pelo empoderamento feminino.
“Por tabu ou falta de informação, grande parte das mulheres portuguesas desconhece a importância de uma higiene íntima adequada. Este movimento tem como objectivo mostrar que mulheres mais confiantes são também mulheres empoderadas, que cuidam da sua intimidade. Uma higiene íntima feminina adequada é essencial no controlo e prevenção de infecções. Zona íntima equilibrada, mulheres confiantes”, explica Joana Brito, farmacêutica e responsável por este movimento nas Farmácias Holon.
A higiene íntima é um acto de autocuidado da mulher. Cuidar da higiene íntima é tão importante como cuidar de qualquer outra parte do corpo. A falta de higiene íntima ou a sua realização de forma inadequada apresenta diversos riscos para a saúde da mulher. A higiene diária deve ser realizada duas vezes ao dia (de manhã e à noite) com um produto que respeite o equilíbrio do pH da zona íntima.
No âmbito do Dia Internacional da Saúde Feminina, as Farmácias Holon e a Lactacyd Portugal desafiam a sociedade civil a vestir uma peça de roupa rosa e a partilhar esse registo nas redes sociais com o hashtag #pinkcare e ainda a participarem num passatempo com o sorteio de um pack #Pinkcare.
Toda a informação sobre a campanha poderá ser consultada nas redes sociais.
Mitos e Factos sobre a higiene íntima:
- Existe uma idade certa para começarmos a cuidar da nossa higiene íntima?
Os cuidados com a higiene íntima devem começar cedo, nomeadamente a partir dos 3 anos de idade. Para todas as fases da vida da mulher existe uma solução adequada para garantir um cuidado adequado na higiene íntima.
- Posso escolher um produto qualquer para a minha higiene íntima?
Uma higiene íntima correta pode ser a chave para prevenir infeções. Por isso, as mulheres devem escolher produtos adequados, com um pH ácido, que respeitem o equilíbrio da microflora vaginal. Quando procurar um produto adequado para a sua higiene íntima, garanta que preenche todos estes pontos: pH ácido, antissético natural, hipoalergénico, higiénico e fácil de espalhar.
- Dormir com ou sem roupa interior?
Muitos especialistas aconselham as mulheres a dormir sem roupa interior, para que a zona íntima possa “respirar” durante a noite. A utilização de cuecas pode ajudar a criar um ambiente favorável para o desenvolvimento de microrganismos, como as bactérias ou os fungos. Se preferir dormir com roupa interior, opte sempre por cuecas de algodão.
- Toalhitas íntimas: sim ou não?
As toalhitas podem ser usadas, mas devem ficar reservadas apenas para situações excepcionais. Por rotina, não devem ser utilizadas, uma vez que são mais agressivas e podem causar irritações na zona íntima.