“Saúde Mental e Bem-estar no Idoso” são os temas da próxima sessão informativa promovida pelo Espaço Saúde 360º Algarve. A sessão, enquadrada na actividade ‘’Saúde em Dia’’, decorre no próximo dia 24 de Novembro, pelas 15h00, em parceria com o Projecto ASAS (Aldeia dos Saberes e dos Afectos), na sede do ASAS, em Alte - Município de Loulé.
A importância do autocuidado, as consequências a curto, médio e longo prazo da pandemia na saúde mental, as boas práticas para promover a saúde mental e o bem-estar dos cidadãos, assim como, mecanismos de apoio existentes para dar resposta a estas questões, são alguns dos tópicos que estarão em discussão durante a sessão.
“É importante alertar para a importância do autocuidado e debatermos o impacto da pandemia na saúde mental, ao mesmo tempo que pretendemos alertar e informar as pessoas para estes problemas, tão actuais. Será um momento de partilha de ideias e uma conversa aberta sobre os sintomas, as causas, assim como formas de cuidar e proteger a nossa saúde mental”, afirma Ricardo Valente Santos, psicólogo e gestor do projecto Espaço Saúde 360º Algarve.
Estas sessões informativas pretendem esclarecer a população algarvia sobre importantes temas relacionados com a área da saúde, através de uma comunicação simples e objectiva, que desmitifica alguns conceitos erróneos. Para isso, contam com o apoio de profissionais de saúde e de Associações de doentes que integram a Plataforma Saúde em Diálogo, que se unem nesta missão de promover a literacia em saúde no seio da comunidade idosa do Algarve.
Ricardo Valente Santos, psicólogo do projecto Espaço Saúde 360º Algarve, orientará a próxima Sessão de Saúde em Dia, que permitirá a discussão e reflexão sobre um tema tão relevante como a Saúde Mental e o Bem-Estar no Idoso.
A iniciativa é gratuita e aberta ao público em geral.
Sobre o Espaço Saúde 360º Algarve
O Espaço Saúde 360º Algarve é um projecto promovido pela Plataforma Saúde em Diálogo e financiado pelo Programa Operacional Regional – CRESC Algarve 2020 e pela Portugal Inovação Social através de Fundos da União Europeia, que decorre até Dezembro de 2022.
Esta iniciativa, inspirada pelas directrizes e objectivos macro definidos no Plano de Acção para a Literacia em Saúde 2019-2021 da Direcção Geral da Saúde, está alinhada com os princípios da coesão social e territorial e pretende fomentar a literacia em saúde em idosos de freguesias algarvias, das franjas mais vulneráveis da população, com mais de 65 anos, baixa escolaridade e baixos rendimentos e em maior risco de isolamento.
Este projeto tem como objectivo favorecer os determinantes comportamentais inerentes a um estilo de vida saudável, com avaliação final do impacto da intervenção na qualidade de vida e bem-estar de cada utente, através de uma abordagem integrada e centrada no cidadão e assente em parcerias e colaborações locais, tais como: municípios, freguesias, unidades de saúde, IPSS, associações de doentes, e outras entidades públicas e privadas na área social e da saúde. Para mais informações visite: https://plataformasaudeemdialogo.org/espaco-saude-360-algarve/