(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Espaço Saúde 360º Algarve promove sessão informativa sobre prevenção de quedas no idoso

Município de Loulé
Espaço Saúde 360º Algarve promove sessão informativa sobre prevenção de quedas no idoso

“Saúde em Dia: Prevenção de Quedas no Idoso” é o tema da próxima sessão informativa promovida pelo Espaço Saúde 360º Algarve, em parceria com a Junta de Freguesia de Quarteira.

A sessão acontece já no próximo dia 30 de Setembro, das 15h00 às 16h00, no auditório da Junta de Freguesia de Quarteira. A iniciativa pretende alertar para o facto de a queda no idoso ser o acidente doméstico mais frequente e a principal causa de morte acidental na população com idade superior a 65 anos em Portugal, sendo responsável por inúmeros episódios de urgência e internamento.

Serão também abordados alguns dos factores de risco, intrínsecos e extrínsecos, como por exemplo, sedentarismo, défice cognitivo, alterações da visão, alterações ortopédicas, estado psicológico e estado funcional, bem como dicas e formas de implementar hábitos preventivos.

“Esta sessão tem como objectivo sensibilizar as pessoas para esta problemática tão presente no nosso país, ao mesmo tempo que pretende promover a literacia em saúde e potenciar a mudança para hábitos preventivos, de forma a consciencializar e preservar a saúde dos cidadãos”, afirma Ricardo Valente Santos, psicólogo e gestor do projecto Espaço Saúde 360º Algarve.

Este tipo de iniciativas abertas ao público permite-nos chegar a uma população mais idosa e com menos acesso a informação de saúde credível e actualizada, sensibilizando-a para esta temática. Prevenir é, sem dúvida, a palavra de ordem”, refere André Santos, Médico Especialista em Medicina Física e reabilitação, do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), prelector da sessão.

A sessão “Saúde em Dia: Prevenção de Quedas no Idoso” está enquadrada na iniciativa “Saúde em Dia”, um conjunto de sessões informativas que pretendem esclarecer a população algarvia sobre importantes temas da área da saúde, através de uma comunicação simples e objectiva, que desmitifica alguns conceitos erróneos.

A iniciativa é gratuita e aberta ao público em geral. A inscrição deve ser feita aqui.

Sobre o Espaço Saúde 360º Algarve

O Espaço Saúde 360º Algarve é um projecto promovido pela Plataforma Saúde em Diálogo e financiado pelo Programa Operacional Regional – CRESC Algarve 2020 e pela Portugal Inovação Social através de Fundos da União Europeia, que decorre até Dezembro de 2022.

Esta iniciativa, inspirada pelas directrizes e objectivos definidos no Plano de Acção para a Literacia em Saúde 2019-2021 da Direcção Geral da Saúde, está alinhada com os princípios da coesão social e territorial e pretende promover a literacia em saúde em cidadãos com mais de 65 anos, baixa escolaridade e baixos rendimentos e em maior risco de isolamento de várias freguesias algarvias.

Este projecto tem como objectivo favorecer os determinantes comportamentais inerentes a um estilo de vida saudável, com avaliação final do impacto da intervenção na qualidade de vida e bem-estar de cada utente, através de uma abordagem integrada e centrada no cidadão e assente em parcerias e colaborações locais, tais como: municípios, freguesias, unidades de saúde, IPSS, associações de doentes, e outras entidades públicas e privadas na área social e da saúde.

Para mais informações visite: https://plataformasaudeemdialogo.org/espaco-saude-360-algarve/ ou https://pt-pt.facebook.com/plataformasaudeemdialogo/

  • PARTILHAR   

Outros Artigos