(Z1) 2024 - CM de Vila do Bispo - Festival do Perceve
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

Dia Mundial Sem Tabaco: Sessão Online esclarece sobre malefícios do tabaco

Dia Mundial Sem Tabaco: Sessão Online esclarece sobre malefícios do tabaco

A Associação RESPIRA assinala Dia Mundial Sem Tabaco com uma sessão online sob o lema “Tabagismo: um factor de afirmação nos jovens?”.

Esta iniciativa está inserida na campanha digital “DIZ NÃO AO TABACO”, promovida com o apoio da GSK.

O tabagismo é um grave problema de saúde pública, já que é responsável pela diminuição da qualidade e duração de vida. Tem ainda a agravante de ser um fator de risco, não só para o fumador, mas para todos aqueles que se encontram frequentemente expostos ao fumo passivo.

Mas é cada vez mais difícil passar a mensagem junto dos jovens, devido ao pouco investimento público em campanhas de prevenção, às fortíssimas campanhas da indústria tabaqueira para a divulgação das novas formas de tabaco e ao preconceito associado ao cigarro como instrumento de sociabilização e estatuto social”, alerta a Dra. Isabel Saraiva, Presidente da RESPIRA.

No âmbito da Campanha “DIZ NÃO AO TABACO”, a RESPIRA promove um webinar, no dia 29 de maio, pelas 16h30, com transmissão exclusiva no Facebook da Associação, com o tema “Tabagismo: um fator de afirmação nos jovens? – Tabaco Tradicional VS Tabaco Aquecido e Cigarros Eletrónicos”.

Esta sessão conta com a participação do Dr. Carlos Gonçalves, Membro do GRESP, da Dr.ª Paula Rosa, Coordenadora da Comissão de Trabalho de Tabagismo da SPP, do Prof. Dr. José Alves, Presidente da Fundação Portuguesa do Pulmão e da Dra. Isabel Saraiva, Presidente da RESPIRA.

“Está a aumentar o consumo do tabaco entre os adolescentes, nomeadamente através das novas formas de tabaco e junto do sexo feminino. Os fumadores de hoje serão, sem dúvida, os doentes de amanhã! O tabaco é responsável por 25 a 30% da totalidade dos cancros, 80% dos casos de DPOC, 90% dos casos de cancro do pulmão e 20% da mortalidade por doença coronária”, conclui a Dra. Isabel Saraiva.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos