Acesso Reservado

Entre na sua conta.

(Z1) 2020 - Águas do Algarve - Vídeo

Dia Mundial da Amamentação: Estratégias para manter uma amamentação saudável para a mãe e para o bebé

Dia Mundial da Amamentação: Estratégias para manter uma amamentação saudável para a mãe e para o bebé

No âmbito do Dia Mundial da Amamentação, que se assinala no dia 1 de Agosto, as aulas online de preparação para o nascimento lançadas pelas Conversas com Barriguinhas em parceria com a enfermeira Carmen Ferreira, dedicam a data ao tema: "O que devo saber para amamentar o meu bebé". 

O conteúdo desta vídeo-aula disponibilizada foi especialmente preparado a pensar em todas as futuras mães. Grávidas de primeira viagem ou não, que já tenham tomado a decisão de amamentar o seu bebé ou ainda às futuras mães que já têm experiência na amamentação, mas que continuam com algumas dúvidas.

São inúmeros os desafios no processo de amamentação e é fundamental implementar estratégias que ajudem todas as mamãs a tornarem-se mais confiantes na amamentação do bebé”, lembra a enfermeira Carmen Ferreira, especialista em Saúde Materna e Obstetrícia e autora do blog 'Bebé Saudável'. A amamentação é um processo natural com inúmeras vantagens para a saúde da mãe e do bebé, reforçando o vínculo materno.

Através desta vídeo-aula, a enfermeira explica como tudo se processa, desde a fase de produção do leite materno, onde e em que momento se inicia a produção do leite, quais os principais desafios e indicações a ter em conta desde o momento em que as mães saem da maternidade.


Pretende-se ainda partilhar com as futuras mães como podem ajudar o bebé a fazer uma boa pega, em que diferentes posições podem colocar o bebé e, ainda, dicas práticas de como amamentar (qual mama escolher, os intervalos entre as mamadas, a duração, etc.). Sinais de alarme, os cuidados a ter com a mama e os mamilos, a influência da alimentação da mãe durante o processo de amamentação, a evolução de peso do bebé amamentado, são outros dos temas explorados nesta vídeo-aula. “Amamentar é uma opção e, para todos os seus desafios, há pequenos pormenores que fazem toda a diferença para que a amamentação seja um sucesso”, remata a especialista.

Em suma, os temas abordados nesta vídeo-aula são os seguintes:

  • Fisiologia da mamã
  • Boa pega
  • Posições
  • Dicas práticas
  • Desafios e sinais de alarme
  • Evolução peso do bebé amamentado
  • Cuidados com a mama + mamilo
  • Alimentação da mulher que amamenta
  • E se eu não amamentar?

As aulas são gratuitas e estão disponíveis em: https://www.conversascombarriguinhas.pt/aulas-online/ através de inscrição no site.

“Conversas com Barriguinhas” é uma iniciativa de âmbito nacional que junta parceiros e especialistas em saúde materna para levar às famílias o esclarecimento acerca de temas importantes e diversificados como a amamentação, a alimentação na gravidez, a sexualidade, as células estaminais, os cuidados com o bebé e com os pais e as situações de risco, além de deixar alguns conselhos práticos sobre as várias fases do período de gestação.

Desde 2009 a percorrer Portugal, as Conversas com Barriguinhas já realizaram mais de 3 mil eventos em mais de 500 espaços de excelência, impactando cerca de 100 mil casais, com o objetivo de esclarecer dúvidas e partilhar experiências sobre os mais variados temas ligados à gravidez e maternidade. Desde então, foram estabelecidas mais de 50 parcerias com marcas de referência no mercado da puericultura e partilhados inúmeros conteúdos sobre a gravidez e maternidade referenciados pelos melhores profissionais de saúde. Com cerca de 650 eventos previstos para 2020, este será um ano de enorme dinamismo e de consolidação da iniciativa, em que a promoção do bem-estar e a informação às famílias se manterão a principal prioridade.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos