(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - Natal em Lagos

“Dar poder às pessoas com diabetes” marcou presença portuguesa no Congresso da Sociedade Espanhola de Diabetes

“Dar poder às pessoas com diabetes” marcou presença portuguesa no Congresso da Sociedade Espanhola de Diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) esteve em Sevilha de 24 a 26 de abril a representar Portugal no XXX Congresso da Sociedade Espanhola de Diabetes, que juntou 2.000 participantes e onde se assinalou também o 65.º aniversário da Sociedad Española de Diabetes.

Com mais de 5 milhões de pessoas com diabetes, o sistema de saúde espanhol debate-se com problemas muito similares aos de Portugal. Entre eles a capacitação e a educação terapêutica.

Perante os melhores profissionais de saúde de Espanha e convidados de outros países, a palestra do presidente da APDP, Dr. José Manuel Boavida, contou com 600 participantes e debruçou-se sobre o “Empoderamiento del paciente con Diabetes”.

“A importância da educação terapêutica para fazer frente ao recrudescimento das complicações e à mortalidade por diabetes foi o principal foco da apresentação”, explica José Manuel Boavida.

A diabetes é uma doença crónica, que vai acompanhar os doentes ao longo da sua vida, por isso, “o apoio individual e coletivo, a gestão da doença e o apoio social perante as dificuldades quotidianas são determinantes e foram abordados no congresso numa perspetiva de autonomia e autocontrolo da doença”, conclui.

O programa da reunião abordou grande parte dos aspetos relevantes na diabetes, desde a epidemiologia à telemedicina, sem esquecer a educação terapêutica e os avanços no tratamento e atenção dada à diabetes. As bombas de insulina inteligentes e o acesso às novas tecnologia, assim como o uso da inteligência artificial foram alvo de acesos debates

  • PARTILHAR   

Outros Artigos