A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) vai promover dois cursos avançados em gestão pré-hospitalar e intra-hospitalar precoce do enfarte agudo do miocárdio, no próximo dia 18 de Setembro, no Centro Hospitalar do Porto – Hospital de Santo António. A iniciativa é dirigida a profissionais do INEM (Médicos e Enfermeiros) e profissionais do Serviço de Urgência (Internos e Especialistas de Medicina interna, Medicina intensiva e Emergência médica).
A formação é constituída por sessões teóricas: diagnóstico e abordagem inicial das síndromes coronárias agudas, interpretação de eletrocardiograma, seleção da estratégia de reperfusão miocárdica, terapêutica antitrombótica, prevenção e tratamento das principais complicações (arritmias cardíacas e choque cardiogénico), em alternância com a discussão interativa de casos clínicos em pequenos grupos de formandos.
Para inscrições (gratuitas mas obrigatórias) enviar email para secretariado.apic@spc.pt
As redes de referenciação regional, vulgarmente designadas de via verde coronária, constituídas por hospitais com diferentes níveis de diferenciação técnica e pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), assumem um papel central na otimização do tratamento do Enfarte Agudo do Miocárdio, em particular na redução dos tempos de atraso até à intervenção e tratamento.
Para além dos modelos organizativos de âmbito local e nacional e do envolvimento dos decisores políticos, a batalha da redução do tempo total de isquemia só pode ser ganha pela sensibilização e motivação de todos os profissionais envolvidos no tratamento do doente. Para isso é essencial a formação e atualização profissional nesta área.
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) é uma entidade sem fins lucrativos, que tem por finalidade o estudo, investigação e promoção de actividades científicas no âmbito dos aspetos médicos, cirúrgicos, tecnológicos e organizacionais da Intervenção Cardiovascular. Para mais informações consulte: www.apic.pt.