(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2021 - Concurso de Fotografia

Covid-19: Linha 1400 informa sobre as farmácias mais próximas para realizar testes

Covid-19: Linha 1400 informa sobre as farmácias mais próximas para realizar testes

A Linha 1400 – Linha Nacional de Assistência Farmacêutica passa a disponibilizar, a partir de hoje, em todo o território nacional, informação sobre a farmácia mais próxima onde as pessoas podem fazer o teste à Covid-19.

No contacto com a linha são indicadas quais as farmácias no concelho/freguesia do utente com o serviço disponível, para que este possa escolher a da sua preferência. Após esta escolha, é facultado o contacto da farmácia para se proceder ao agendamento do teste.

A Linha 1400 já prestava este serviço no âmbito das parcerias com os Municípios e com referência às farmácias aderentes. Agora, a informação passa a abranger todas as farmácias do território nacional que o disponibilizem.

Marisa Gomes, responsável pelo centro de atendimento da Linha 1400, lançada pelas farmácias no primeiro confinamento, em Março de 2020, considera que este novo serviço «permite apoiar um desconfinamento seguro e responsável sendo, por isso, de grande utilidade para a população. Este é mais um passo para fazer das farmácias a rede de cuidados de saúde mais valorizada pelos portugueses».

No seu primeiro ano de actividade, a Linha 1400 recebeu cerca de 74 mil pedidos de assistência e 43 por cento destes contactos ocorreram durante o período nocturno. Os dados disponíveis mostram ainda que os utilizadores avaliam o serviço prestado em 4,53 numa escala de 1 a 5 e que cerca de 75 por cento dos beneficiários não hesitaria em recomendá-lo a um amigo ou familiar.

A Linha 1400 é gratuita e foi lançada para garantir o acesso dos cidadãos aos medicamentos e ao aconselhamento farmacêutico em tempos de pandemia de Covid-19. Está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana e também online.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos