Ontem, dia 8 de Julho, foi dia de avaliação semanal pelo Conselho de Ministros. Dada a actual situação epidemiológica, Lagos recua no Plano de Desconfinamento, com regras mais restritivas, mantendo-se na categoria de risco "muito elevado", à semelhança de 32 outros concelhos.
Com efeito, entram agora em vigor as seguintes regras:
- Exigência de certificado digital ou teste negativo no acesso a restaurantes para serviço de refeições no interior às sextas-feiras a partir das 19:00 horas e aos sábados, domingos e feriados durante todo o dia. Assim, o funcionamento destes estabelecimentos está permitido até às 22:30 horas. Esta regra entra em vigor às 15:30 horas de amanhã, sábado, dia 10 de Julho;
- Prolongamento da limitação de circulação na via pública a partir das 23:00 horas;
- Teletrabalho obrigatório quando as actividades o permitam;
- Espectáculos culturais até às 22:30 horas;
- Casamentos e baptizados com 25% da lotação;
- Comércio a retalho alimentar até às 21:00 horas durante a semana e até às 19:00 horas ao fim-de-semana e feriados;
- Comércio a retalho não-alimentar e prestação de serviços até às 21:00 horas durante a semana e até às 15:30 horas ao fim-de-semana e feriados;
- Permissão de prática de modalidades desportivas de médio risco, sem público;
- Permissão de prática de aftividade física ao ar livre até 6 pessoas e ginásios sem aulas de grupo;
- Eventos em exterior com diminuição de lotação, a definir pela Direcção-Geral de Saúde;
- Lojas de Cidadão com atendimento presencial por marcação.
Além destas regras específicas para os concelhos de risco elevado e muito elevado, determinou-se também a exigência de certificado digital ou teste negativo no acesso a estabelecimentos turísticos e de alojamento local em todo o território continental, independentemente do nível de risco de cada concelho. Para estes fins são admitidos 4 tipos de testes:
- Teste PCR, realizado nas 72 horas anteriores à sua apresentação;
- Teste de antigénio com relatório laboratorial, realizado nas 48 horas anteriores à sua apresentação;
- Teste rápido de antigénio na modalidade de auto-teste, realizado nas 24 horas anteriores à sua apresentação na presença de um profissional de saúde ou da área farmacêutica que certifique a sua realização e o seu resultado;
- Teste rápido de antigénio na modalidade de auto-teste, realizado no momento, à porta do estabelecimento que se pretende frequentar, sob verificação dos responsáveis por estes espaços.
Segundo o Município, «é imperativo que se dê tempo ao desenrolar do Plano de Vacinação e que se respeitem as normas de saúde em vigor», nomeadamente evitar ajuntamentos, utilizar máscara, cumprir com o distanciamento físico e higienização frequente das mãos, bem como seguir as normas específicas para o nível de risco do concelho.
Recorde-se que está a decorrer a fase de agendamento da vacina para maiores de 25 anos. No dia da marcação da sua vacina, respeite a hora marcada para evitar formação de filas no local.
Está também a decorrer a iniciativa "Tardes Livres" para maiores de 45 anos, na qual pode dirigir-se ao Centro de Vacinação de Lagos para ser vacinado (válido apenas para a 1ª dose da vacina), diariamente, entre as 15h00 e as 18h00, sem necessidade de agendamento/marcação.
Por fim, saiba que a toma da segunda dose da vacina da AstraZeneca foi antecipada. Para tal, poderá dirigir-se ao Centro de Vacinação entre as 9:00 e as 18:00 horas, sem necessidade de marcação, respeitando a calendarização apresentada pela Direcção Geral de Saúde.
As novas regras podem ser consultadas no portal Estamos On (aqui).