(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2021 - Reduzir o Desperdício

Covid-19: Fim do recolher obrigatório e e outras restrições. Saiba o que muda a partir de 1 de Agosto

Covid-19: Fim do recolher obrigatório e e outras restrições. Saiba o que muda a partir de 1 de Agosto

Em Reunião do Conselho de Ministros realizada ontem, dia 29 de Julho, quinta-feira, foi aprovado o levantamento gradual das medidas de combate à pandemia, com novas medidas a vigorar já a partir do dia 1 de Agosto, domingo.

Atendendo aos dados relativos à pandemia em Portugal, e depois de ouvir os especialistas em saúde pública na habitual reunião do Infarmed, o Governo decidiu estabelecer um plano de levantamento gradual das medidas restritivas.

À data, cerca de 52% da população portuguesa tem já a vacinação completa, o que permite que se avance para um alívio das restrições.

Tendo em conta que o processo de vacinação se encontra a evoluir de forma proporcional e equilibrada em todas as regiões, e com a variante Delta já disseminada pela generalidade do país, o plano vai aplicar-se de igual modo em todo o território continental.

Numa primeira fase, a partir deste domingo:

  • As regras passam a ser iguais em todo o território nacional continental;
  • O teletrabalho recomendado, quando atividades o permitam;
  • Termina a limitação de circulação na via pública a partir das 23:00 horas;
  • Acabam os limites aos horários de abertura e homogeneização de horários de encerramento;
  • Público passa a ser admitido em eventos desportivos, de acordo com regras a definir pela DGS;
  • Espectáculos culturais contam com 66% de lotação;
  • Bares passam a estar sujeitos às regras da restauração.

Numa segunda fase, com arranque previsto para início de Setembro, regras como a utilização de máscara na via pública e limite de 8 pessoas por esplanada deixam de vigorar.

Por agora, saiba que a modalidade "Casa Aberta/Tardes Livres" (sem necessidade de marcação) está já disponível para maiores de 35 anos. No caso do Centro de Vacinação de Lagos (Pavilhão Municipal), o horário para esta modalidade é diariamente entre as 15:00 e as 17:00 horas (válido apenas para a primeira dose).

Recorde-se também que o auto-agendamento da vacina contra a Covid-19 já está disponível para maiores de 18 anos. Para fazer o pedido de agendamento, clique aqui.

Foram igualmente alteradas algumas das normas relativas ao Certificado Digital, as quais podem ser consultadas na imagem abaixo.

Para mais informações consulte o portal Estamos On, aqui.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos