(Z1) 2025 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2026 - CM Lagos - Agenda de Eventos

Congresso de Medicina da ULS Algarve deu a conhecer o que de melhor se faz na instituição

Congresso de Medicina da ULS Algarve deu a conhecer o que de melhor se faz na instituição

Mais de 150 profissionais de saúde marcaram presença, nos dias 6 e 7 de março, no II Congresso de Medicina da Unidade Local de Saúde do Algarve, um evento técnico-científico que decorreu na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve.

O encontro juntou profissionais de saúde, investigadores e especialistas dos cuidados hospitalares e dos cuidados de saúde primários, num espaço dedicado à partilha de conhecimento e à reflexão sobre os desafios, inovações e práticas atuais do ponto de vista clínico.

Com um programa científico diversificado, o II Congresso da ULS Algarve contou com a presença de vários especialistas nacionais, representantes de diferentes instituições.

Ao longo dos dois dias os oradores convidados debateram temas como a governação clínica nos cuidados de saúde primários, a doença vascular, a pneumologia, a oncologia, a gastrenterologia, a cirurgia robótica e as questões de ética médica, dando a conhecer as principais inovações implementadas da Unidade Local de Saúde do Algarve.

Como sublinhou o Presidente do Conselho de Administração da ULS Algarve, Tiago Botelho, na sessão de abertura “estas jornadas pretenderam dar a conhecer o que de melhor se faz na área assistencial, na área médica e na área cirúrgica nesta grande instituição”.

Esta edição do congresso reforçou a importância do evento enquanto “espaço privilegiado de reflexão científica” e de colaboração entre os profissionais de saúde, os investigadores, as universidades e as diversas entidades do setor, como referiram a Diretora da Faculdade de Ciências Biomédicas, Inês Araújo, e o Presidente do Algarve Biomedical Center, Clévio Nóbrega.

O II Congresso da ULS Algarve dedicou ainda um espaço para homenagem a três personalidades médicas que, ao longo da sua vasta carreira, se destacaram pelo seu trabalho e pelo contributo que deram em matéria de saúde à região e a toda a população. Os homenageados foram a médica Ana Lopes, o médico e autarca Francisco Amaral e o médico Rui Lourenço.

Incentivando a produção científica e a investigação no seio da instituição, o evento terminou com a atribuição do Prémio Científico ULSALG 2026, o qual distinguiu o melhor trabalho publicado na literatura médica nos anos de 2024 e 2025.

O vencedor foi Hugo Ribeiro, Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica de Saúde Ambiental na Unidade de Saúde Pública de Olhão, com a apresentação do trabalho «Implicações da Técnica de Raspagem dos Substratos nas Ovitraps no Controlo e Vigilância de Vetores: um ensaio de campo”, desenvolvido em co-autoria com Martín Ribeiro, Médico Especialista em Saúde Pública, Maria do Rosário Jorge, Técnica Superior de Diagnóstico e Terapêutica de Saúde Ambiental, e Joana Estrada, Médica Especialista em Saúde Pública.

A promessa de realização da edição de 2027, direcionada para todas as carreiras, foi deixada pela vogal executiva do Conselho de Administração, Ana Marreiros, na sessão de encerramento onde estiveram presentes Catarina Mendonça, presidente do Conselho Sub-regional de Faro da Ordem dos Médicos, e as Diretoras Clínicas dos Cuidados de Saúde Primários, Rubina Correia, e dos Cuidados de Saúde Hospitalares, Ana Paula Fidalgo, que aproveitaram para agradecer à comissão organizadora, a todos os oradores convidados e aos participantes.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos