(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - Natal em Lagos

Cirurgião português é nomeado presidente da Associação Internacional de Cirurgia Ambulatória

Cirurgião português é nomeado presidente da Associação Internacional de Cirurgia Ambulatória

       O presidente da Associação Portuguesa de Cirurgia Ambulatória (APCA), Carlos Magalhães, é eleito presidente da Associação Internacional de Cirurgia Ambulatória. A nomeação foi feita durante a reunião do novo Comité Executivo, que decorreu no dia 26 de Maio, no Porto.

       “Nos próximos anos, a Associação Internacional de Cirurgia Ambulatória pretende reforçar a sua actividade em três vertentes: continuar a difundir a cirurgia ambulatória enquanto solução para o tratamento de um número cada vez mais alargado de doenças; promover a criação de mais unidades que operem neste regime, com um reforço especial para os países africanos; e apostar na permanente investigação e actualização de conhecimentos junto dos profissionais de saúde” refere Carlos Magalhães, cirurgião e presidente da APCA. 
Com isto, acrescenta, “vai ser possível assegurar que um número crescente de doentes estarão a beneficiar de todas as formas de tratamento modernas e inovadoras disponíveis nesta especialidade”. 
       O actual presidente da APCA foi eleito presidente do Comité Executivo da Associação Internacional de Cirurgia Ambulatória para o período de 2021 a 2023, sendo actualmente membro do Comité. A futura direcção é também constituída pelo médico anestologista Vicente Vieira, membro da direcção da APCA. 
       A Associação Internacional de Cirurgia Ambulatória é actualmente presidida pela Professora Beverly K. Philip, que cessará funções em 2019, dando lugar a Douglas McWinnie. 
Carlos Magalhães é formado em cirurgia geral e especialista em Medicina Desportiva pela Ordem dos Médicos. É ainda director do Serviço de Cirurgia Geral de Ambulatório do Centro Hospitalar Universitário do Porto, desde 2016. 
       A cirurgia em regime de ambulatório tem tido, nos últimos anos, em Portugal, um desenvolvimento positivo, sendo que o principal factor de sucesso tem sido a sua característica multidisciplinar, envolvendo diferentes grupos profissionais, assim como a garantia de segurança e de elevados índices de qualidade no tratamento dos nossos doentes. 
       A Associação Portuguesa de Cirurgia Ambulatória (APCA), que comemora este ano o seu 20º aniversário, tem como principal objectivo defender, promover e protagonizar o processo de evolução da cirurgia de ambulatório em Portugal. 

  • PARTILHAR   

Outros Artigos