Na semana em que se celebra o Dia Mundial da Diabetes - 14 de Novembro, os Núcleos de Diabetologia de Portimão e Lagos e o Serviço de Dietética e Nutrição do CHUAlgarve promovem diversas actividades, dirigidas a profissionais e utentes, num esforço de sensibilização e alerta para os factores de risco associados à patologia.
As actividades arrancam na terça-feira, dia 13, com acções de sensibilização nas escolas EB 2,3 Prof. José Buísel e Secundária Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, dirigida a alunos entre os 10 e os 17 anos, bem como a toda a comunidade escolar, na qual os profissionais irão falar sobre a importância da leitura dos rótulos dos alimentos, com vista à promoção de uma alimentação mais saudável.
Sendo a educação alimentar um elemento chave na prevenção e tratamento da Diabetes, a Leitura dos Rótulos dos alimentos vai também estar em destaque no dia 14, Dia Mundial da Diabetes, no hall da Unidade de Portimão, entre as 9h00 e as 15h00, numa acção de sensibilização dirigida a utentes e profissionais.
Também no dia 14, o refeitório da Unidade Hospitalar de Portimão vai disponibilizar um menu especial adequado às especificidades da dieta das pessoas com diabetes, composto essencialmente por cereais integrais, leguminosas, sopa só com produtos hortícolas e sobremesas sem açúcar.
Ainda no dia 14, mas em Faro, numa abordagem mais dirigida aos utentes da Consulta de Diabetes, os profissionais do Serviço de Dietética e Nutrição vão apresentar diferentes sugestões para as refeições do meio da manhã, facultando informação nutricional sobre as mesmas.
Já no dia 15, as actividades vão centrar-se nos profissionais de saúde que poderão participar no workshop sobre insulinoterapia que vai decorrer em várias sessões ao longo do dia na área da Formação da Unidade Hospitalar de Portimão.
As comemorações terminam no Sábado, dia 17, em Aljezur, onde durante a manhã, no Mercado Municipal, será realizado um rastreio aos factores de risco de desenvolver Diabetes. Através da metodologia Findrisk, os profissionais do Núcleo de Diabetologia e Serviço de Dietética e Nutrição da Unidade Hospitalar de Lagos, irão preencher um questionário, realizar uma avaliação física e de outros parâmetros, tais como a glicémia capilar ou a tensão arterial, no intuito de detectar os utentes que apresentem risco alto ou muito alto de desenvolver diabetes nos próximos 10 anos e, se necessário, fazer o seu encaminhamento para os serviços de saúde.
Ainda em Aljezur, às 14h00 terá lugar, no “Espaço +” a Palestra “Cuidados à pessoa com Diabetes” dirigida a doentes, cuidadores e familiares que lidam diariamente com a patologia.