(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Programa Vacinação Infantil

CHUA assinala do Dia do Doente com AVC com acções em vários concelhos do Algarve

CHUA assinala do Dia do Doente com AVC com acções em vários concelhos do Algarve

Após ter sido premiado com o galardão de «Melhor Celebração do Dia Nacional do AVC 2022», o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) volta a associar-se este ano às iniciativas do Dia Nacional do Doente com AVC, apresentando para tal um programa que vai percorrer vários concelhos do Algarve entre os dias 27 e 31 de Março.

Como explica a organização, “a iniciativa insere-se nas ações de sensibilização promovidas pela Sociedade Portuguesa do AVC e vai ser dinamizada por um grupo de profissionais médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas, fisioterapeutas, dietistas, técnicos de cardiopneumologia e de neurofisiologia e assistentes técnicos do CHUA”.

As iniciativas arrancam logo no dia 27 de Março pelas 10h00, em Castro Marim, com uma aula aberta sobre o tema «Como “fugir” do AVC». Para as 11h30 está agendada uma visita às escolas aderentes do projeto «Fast Heroes», onde vão falar sobre o tema «Comer melhor para melhor crescer».

As ações prosseguem no dia 28 de março na Ilha da Culatra com uma visita, pelas 09h00, à Escola Básica onde se repete a iniciativa do projeto «Fast Heroes», “um programa educacional premiado tem como tema os super-heróis e tem como objetivo promover competências relacionais e a capacidade de ajudar o próximo, de uma forma lúdica e divertida”, como explica a organização.

Às 11h00 a equipa de profissionais do CHUA vai estar no Pavilhão Polidesportivo do Clube União Culatrense para promover um rastreio aos fatores de risco de AVC.

A ação segue no dia 30 de março para Alcoutim onde decorre, a partir das 09h30 no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma palestra temática que conta com as intervenções do Presidente ARS Algarve, do Presidente Câmara Municipal de Alcoutim, da Presidente do CA do CHUA, da Diretora do Agrupamento das Escolas de Alcoutim e da Coordenadora Unidade de AVC do CHUA.

Para as 10H00 está marcada a aula aberta sobre o tema «Como “fugir” do AVC». Às 11H30 a comitiva visita a escola local.

A programação prossegue no dia 31 de março em Faro, Olhão e Portimão com o «Fast Heroes» que passa pelas escolas. Ainda nesse dia, e numa iniciativa direcionada para profissionais de saúde, decorre ainda no refeitório do CHUA, em Faro, a ação «Comer com saúde é comer com sabor”.

Durante todos estes dias, e paralelamente às atividades, está patente na Unidade Hospitalar de Faro uma exposição de fotografias que pretende mostrar o trabalho da equipa multidisciplinar da Unidade de AVC, bem como as ações de sensibilização realizadas na comunidade ao longo dos anos.

Profissionais do CHUA promovem iniciativas do Dia Nacional do Doente com AVC junto da comunidade no barlavento algarvio

Também os profissionais da Equipa de Reabilitação e a da Via Verde de AVC da Unidade Hospitalar de Portimão do CHUA promovem no próximo dia 31 de Março várias iniciativas junto da comunidade do barlavento no âmbito do Dia Nacional do Doente com AVC.

Logo às 12h30 decorre no auditório da Unidade Hospitalar de Portimão do CHUA uma sessão sobre a temática do AVC, dirigida a profissionais de saúde.

Com um programa direcionado para a comunidade está agendada para as 16h00, no auditório da Biblioteca Municipal de Portimão, uma sessão de esclarecimento à população. Tem ainda lugar no mesmo espaço o workshop «Lanche Saudável», com Sandra Silva.

Com o objectivo de promover hábitos de vida saudáveis, a organização promove ao final da tarde, pelas 17h30, uma caminhada na zona ribeirinha de Portimão, com partida junto ao Museu.

No âmbito da literacia em Saúde, também a equipa de Fisioterapia do Serviço de Medicina Física e Reabilitação promove a exposição «Fisioterapia pós AVC», patente nas Unidades Hospitalares de Portimão e de Lagos.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos