No dia em que comemorou o 5º aniversário, 23 de Agosto, o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) homenageou os profissionais que se aposentaram no último ano em todas as unidades que integram a instituição.
À semelhança do ano passado, e com o objectivo de descentralizar as comemorações, a homenagem ocorreu em duas cerimónias, uma em Portimão, na parte da manhã, e outra em Faro, na parte da tarde. Para além dos profissionais aposentados e dos diversos colegas que quiseram juntar-se a esta homenagem, estiveram presentes os membros do Conselho de Administração do CHUA, bem como a Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, na cerimónia em Portimão, e a Vogal do Conselho Directivo da Administração Regional de Saúde (ARS Algarve), Josélia Gonçalves, na cerimónia em Faro.
Aproveitando o simbolismo desta data de aniversário, o Conselho de Administração do CHUA, quis voltar a expressar publicamente todo o reconhecimento e gratidão a todos os profissionais que dedicaram as suas longas carreiras a esta instituição, e que agora se aposentaram.
A presidente do Conselho de Administração (CA), numa mensagem vídeo, “agradeceu o empenho e a dedicação ao longo dos percursos profissionais. Foi o vosso esforço que permitiu o sucesso do SNS no Algarve. Nós tudo faremos para continuar o vosso legado.” Ana Varges Gomes aproveitou ainda a oportunidade para destacar alguns projectos em curso como é o caso do “CHUA + Proximidade”, do projecto da Valorização do Capital Humano e da renovação tecnológica em curso, consubstanciado, nomeadamente, na instalação de um novo equipamento de Ressonância Magnética, na aquisição de um microscópio cirúrgico para Otorrino, e nalgumas obras de ampliação e melhoria de diversos serviços, como é o caso da Unidade de AVC e da Unidade de Cuidados Intermédios.
Na sua intervenção, Isilda Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Portimão, aproveitou a oportunidade para reconhecer o contributo de todos os profissionais, da Unidade Hospitalar de Portimão, sublinhando que “este reconhecimento é absolutamente merecido, porque com a escassez de recursos humanos que temos têm feito autênticos milagres. Desdobram-se, são profissionais, vestem a camisola, lutam pela dignidade do SNS, defendem o SNS, e é isso que temos que continuar a fazer”. Para terminar, a autarca portimonense reiterou a total disponibilidade da autarquia para apoiar o CHUA, em prol dos seus utentes.
Também a vogal do Conselho Directivo da ARS Algarve, Josélia Gonçalves, aproveitou o momento para enaltecer o contributo de todos os profissionais. “Na região do Algarve, apesar das carências e recursos limitados, procuramos dar uma resposta adequada em saúde. E o vosso empenho, a vossa dedicação e a vossa abnegação, muitas vezes, tem sido o suporte e garantido o sucesso dos cuidados de saúde prestados. Portanto, eu só vos posso agradecer, em nome da ARS Algarve e da região, e em nome de quem por aqui passou a precisar da vossa acção”, enfatizou.