(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Candidaturas à 3.ª edição do Prémio MSD Investigação em Saúde abertas até 17 de Maio

Candidaturas à 3.ª edição do Prémio MSD Investigação em Saúde abertas até 17 de Maio

A MSD Portugal vai lançar a 3.ª edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde destinado ao reconhecimento do trabalho e dedicação das equipas médico-científicas no desenvolvimento de projectos de investigação. A iniciativa pretende distinguir projectos científicos inovadores, de qualidade e com impacto real na saúde, que desejem ser apoiados na sua implementação em Portugal, de forma a contribuir para a dinamização da investigação em Ciência da Saúde em Portugal.

O período de candidaturas da edição decorre entre 1 de Abril e 17 de Maio e podem concorrer equipas de profissionais de saúde em representação de instituições de prestação de cuidados de saúde, públicas ou privadas, assim como de instituições científicas sem fins lucrativos. As equipas, que terão de ser constituídas, no mínimo, por um médico interno e um médico especialista, devem submeter os seus projetos através do site do Prémio: www.premiomsdinvestigacaoemsaude.pt

A avaliação dos trabalhos, por parte do júri, decorrerá entre 24 de Maio e 8 Julho. Para selecionar o Vencedor, ao qual será atribuído um prémio no valor de 10.000 euros, a Comissão de Avaliação terá em consideração critérios como a criatividade, relevância do projecto para a população-alvo, estrutura, objectivo, metodologia e exequibilidade dos protocolos. Este ano, será ainda atribuída uma menção honrosa no valor de 1.500 euros a cada uma das duas candidaturas finalistas.

A Comissão de Avaliação é constituída pelos elementos: Prof.ª Doutora Catarina Resende de Oliveira, Prof.ª Doutora Emília Monteiro, Prof. Doutor Henrique Luz Rodrigues, Prof. Doutor Jorge Torgal Garcia, Prof. Doutor Manuel Abecasis, Prof.ª Doutora Mariana Monteiro e o Prof. Doutor Nuno Sousa.

Em 2020, o Prémio MSD de Investigação em Saúde superou as expectativas com os resultados alcançados. Foram contabilizadas mais de 100 candidaturas, submetidas por equipas e instituições científicas de 28 áreas de interesse, onde se destaca a Oncologia, a Cardiologia, a Endocrinologia e a Infeciologia, provenientes de 14 distritos.

O Grande Vencedor da 2.ª edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde foi o protocolo “Uncovering novel prognostic and predictive epigenetic biomarkers in malignant testicular germ cell tumours”, desenvolvido por uma equipa do IPO do Porto liderada por João Lobo, Médico Interno de Anatomia Patológica. Este projecto visa descobrir novos biomarcadores epigenéticos de diagnóstico/prognóstico, bem como novos tratamentos menos tóxicos, para o cancro de células germinativas do testículo, um dos tumores mais comuns em homens adolescentes e adultos-jovens.

Os vencedores da edição de 2021 do Prémio MSD de Investigação em Saúde serão conhecidos na Conferência Leading Innovation, Changing Lives, que decorrerá a 6 de Novembro.

Pode consultar o regulamento do Prémio e a ficha de candidatura aqui.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos