(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Campanha “Viver depois do Cancro da Mama” pretende apoiar sobreviventes da doença

Campanha “Viver depois do Cancro da Mama” pretende apoiar sobreviventes da doença

“Viver depois do Cancro da Mama” é o mote da campanha promovida pela Sociedade Portuguesa de Senologia (SPS) ao longo do mês de Outubro, mês para a sensibilização do Cancro de Mama. A iniciativa tem como objectivo principal apoiar as sobreviventes da doença, abordar os cuidados a ter depois de ultrapassado o tratamento com intenção curativa ou mesmo durante o tratamento, assim como partilhar informação útil e relevante sobre como reaprender a viver depois deste diagnóstico.  

A atriz Carla Andrino e locutora de rádio Joana Cruz, sobreviventes do cancro da mama, são as embaixadoras escolhidas para dar a cara pela nova campanha da SPS, contando a sua história na primeira pessoa de forma a inspirar as mulheres que viveram esta doença.

Ao longo do mês em que se assinala o Dia Mundial do Cancro da Mama Metastático (13 de Outubro), o Dia Mundial da Saúde da Mama (15 de Outubro) e o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama (30 de Outubro), as embaixadoras vão publicar nas suas redes sociais diversos conteúdos que pretendem mostrar como lidaram com a doença, como reaprenderam a viver depois do cancro, ao mesmo tempo que deixam uma mensagem de força e esperança para todas as sobreviventes do cancro da mama.

Os vários conteúdos e iniciativas realizadas no âmbito desta ação vão estar agregados na nova plataforma www.viverdepoisdocancrodamama.pt, dirigida em especial aos sobreviventes, às suas famílias e cuidadores, mas também às associações de doentes, à comunidade médica e ao público em geral. Esta plataforma estará organizada por diversas seções informativas, com destaque para uma secção dedicada a um conjunto de dicas e cuidados que as sobreviventes de Cancro da Mama têm que ter, nomeadamente no que diz respeito a quatro pilares fundamentais: nutrição, sexualidade, exercício físico e relaxamento.

No âmbito da campanha, irá também realizar-se um webinar, com o tema “Viver depois do cancro da mama”, que conta com a participação da Dra. Gabriela Sousa, Vice-Presidente da SPS, profissionais de diferentes áreas em debate (nutrição, exercício físico, sexualidade e relaxamento), uma das embaixadoras da campanha, uma sobrevivente do cancro da mama e um familiar de uma sobrevivente.

A sessão realiza-se no dia 26 de Outubro, às 18:30 horas, e está integrada no pré-programa do XI Congresso Nacional de Senologia www.congressonacionalsenologia.pt, que se realiza nos dias 29 e 30 de Outubro, em formato híbrido, com o tema “Cancro da Mama no novo milénio: Ciência e Decisão” e que decorre em simultâneo com a campanha de sensibilização.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos