(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - Natal em Lagos

Campanha “Olhe pelas Suas Costas” alerta para as consequências do teletrabalho

Campanha “Olhe pelas Suas Costas” alerta para as consequências do teletrabalho

A Campanha "Olhe pelas Suas Costas" tem o intuito de alertar para as consequências do teletrabalho e cuidados a ter para com a saúde da sua coluna.

A grande maioria dos portugueses continua num regime de teletrabalho. A campanha “Olhe pelas Suas Costas” partilha um conjunto de exercícios de fortalecimento muscular e postura a adoptar enquanto está sentado. Esta iniciativa conta ainda com um conjunto de vídeos no seu canal de Youtube.

O Neurocirurgião e Coordenador da campanha, Bruno Santiago, afirma: «Passou um ano desde o início da pandemia, o que significa que, para algumas pessoas, o teletrabalho dura há uns largos meses. Consequentemente, foram muitos os portugueses que tiveram de adaptar as suas tarefas diárias ao formato online, passando o dia sentados em frente ao seu computador. Torna-se imperativo adoptar vários cuidados para garantir a saúde da coluna, como manter uma postura correcta e não estar na mesma posição durante horas seguidas»

A longo prazo, o que começou como uma pequena dor, poderá tornar-se numa dor crónica, trazendo consequências para a vida pessoal e profissional dos afectados. Com a pandemia e a adopção do teletrabalho, este problema poderá vir a afectar ainda mais portugueses. Além das dores, a má postura e a falta de exercício poderão trazer consequências ainda mais graves, como o desgaste dos discos e outras lesões (por exemplo, hérnias discais).

«Cuidados a ter quando está sentado» e «Exercícios para fazer em casa» são dois dos vídeos disponíveis na plataforma de Youtube da Campanha, que deixa algumas recomendações para quem está em teletrabalho, tais como:

  • «Não fique na mesma posição durante longos períodos de tempo: é fundamental fazer intervalos regulares e caminhar um pouco pela casa, alongando os músculos e as articulações. Não trocar de posição durante várias horas poderá tornar a coluna mais rígida e aumentar a tensão muscular»;
  • «Atenção à postura enquanto trabalha: tal como estar na mesma posição durante muito tempo, a má postura representa uma ameaça para a coluna vertebral. Mantenha as costas encostadas, a cabeça equilibrada, o olhar direccionado para a frente, os ombros relaxados, cotovelos e joelhos dobrados num ângulo de 90 graus e os pés apoiados no chão»;
  • «Escolha o local da sua casa mais seguro para as suas costas: não ceda à tentação de trabalhar na cama ou no sofá, mesmo que seja apenas durante algumas horas. Opte por escolher uma cadeira com um bom apoio das costas e uma mesa que permita manter o monitor ao nível dos olhos e o teclado ligeiramente abaixo do nível dos cotovelos»;
  • «Não corte a actividade física: mesmo em casa, é fundamental não esquecer os exercícios de fortalecimento dos músculos das costas, da região abdominal e dos membros inferiores. Se tiver apenas 10 minutos para o fazer, força! O exercício físico é o pilar da prevenção e dos tratamentos dos problemas relacionados com a coluna, por isso, qualquer actividade física é melhor do que nenhuma, existindo exercícios muito simples que podem ser facilmente realizados em casa. Sempre que possível, faça caminhadas».

Bruno Santiago frisa ainda que «por si só, as dores nas costas afectam cerca de 7 milhões de portugueses em algum momento da sua vida e a pandemia só acentuará este problema. É importante ter em atenção as pequenas acções diárias que fazemos ou não enquanto estamos em teletrabalho. Já passou um ano, esperar por amanhã poderá ser fatal para a saúde das suas costas».

  • PARTILHAR   

Outros Artigos