(Z1) 2025 - Radar Social

Bastonária da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Sofia Ramalho, eleita Presidente da Federação Europeia das Associações de Psicólogos

Bastonária da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Sofia Ramalho, eleita Presidente da Federação Europeia das Associações de Psicólogos

Portuguesa passa a liderar a Federação que reúne Associações de 37 países europeus, que representam cerca de 400 000 psicólogos

A Bastonária da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), Sofia Ramalho, foi eleita, esta terça-feira, Presidente da Federação Europeia das Associações de Psicólogos (EFPA). Esta entidade reúne as associações profissionais de 37 países europeus, que representam cerca de 400 mil Psicólogos, e Portugal está integrado na EFPA através da OPP. A votação decorreu na Assembleia Geral da EFPA, que se realizou à margem do 19.º Congresso Europeu de Psicologia, em Chipre.

Sofia Ramalho sucede a Christoph Steinebach (Alemanha), sendo a segunda portuguesa a ser eleita para estas funções. Telmo Mourinho Baptista (antigo Bastonário da OPP) foi eleito Presidente da EFPA em 2015.

O novo Board da EFPA passa a ter a seguinte composição:

Presidente: Sofia Ramalho (Portugal)

Vice-Presidentes: John Francis Leader (Irlanda), Ole Tunold (Noruega)

Vogais: Caterina Arcidiacono (Itália), Robertas Povilaitis (Lituânia), Lotte De Schrijver (Bélgica), Valbona Treska (Albânia)

Sofia Ramalho foi eleita com 97% dos votos a favor. A Bastonária da OPP e Presidente da EFPA, Sofia Ramalho, começou por agradecer todo o incentivo e apoio que recebeu por parte das associações europeias congéneres, quer no percurso conducente à eleição, quer na expressão da votação que recebeu. “Esta eleição é representativa do reconhecimento europeu do trabalho que é desenvolvido pela OPP e, em especial, por todos os Psicólogos Portugueses. É uma valorização da psicologia portuguesa e do desenvolvimento da nossa profissão em Portugal, na promoção da saúde psicológica, do bem-estar, desenvolvimento e coesão social. Sendo certo que muitos são os desafios que ainda temos pela frente, e estamos a trabalhar para responder aos mesmos, é bom sentir o reconhecimento da trajetória já percorrida”, afirmou Sofia Ramalho.

A Direção da OPP esteve ainda representada neste dia eletivo pela Vice-Presidente Alexandra Antunes e pelos vogais Renato Gomes Carvalho e Raquel Raimundo.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos