(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

Associação portuguesa participa na elaboração do primeiro relatório mundial sobre a visão

Associação portuguesa participa na elaboração do primeiro relatório mundial sobre a visão

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou este mês o seu primeiro relatório mundial sobre a visão. A elaboração deste documento contou com a colaboração da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO).

O principal objectivo do relatório passa por aumentar a consciencialização da sociedade para os problemas que afetam a saúde da visão, assim como sensibilizar a classe política para a necessidade de fortalecer os cuidados de saúde a nível mundial, nomeadamente no investimento nos cuidados de saúde primários.

Um dos principais pontos sublinhados neste documento, refere o presidente da APLO, Raúl de Sousa, “é o facto da Optometria ainda não ser reconhecida como uma profissão importante na prestação de cuidados primários para a saúde da visão em diversos países, entre eles Portugal”. E acrescenta: “Esta integração é fundamental para assegurar mais e melhor prevenção, deteção precoce, tratamento e reabilitação dos problemas que afetam a nossa visão, ao mesmo tempo que a distribuição das diversas classes profissionais que prestam cuidados para a saúde da visão, entre elas os optometristas formados pelas universidades públicas portuguesas, deveria respeitar as necessidades da população”.

O relatório revela ainda que mais de 2.2 mil milhões de pessoas têm deficiência visual, sendo que mil milhões desses casos poderiam ter sido prevenidos ou tratados.

O relatório completo pode ser consultado através do site da OMS: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/328717/9789241516570-eng.pdf

 

Sobre a APLO

A Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO) representa os Optometristas, a maior classe profissional de prestadores de cuidados para a saúde da visão, em Portugal. Atualmente conta com cerca de 1.216 membros. A APLO é membro Fundador da Academia Europeia de Optometria e Ótica, membro do Conselho Europeu de Optometria e Ótica e membro do Conselho Mundial de Optometria. Para mais informações, consulte: www.aplo.pt

  • PARTILHAR   

Outros Artigos