Ortopedia HPA na vanguarda Europeia Artroplastia Membro Inferior
O Grupo de Ortopedia do Hospital Particular do Algarve deu mais um passo significativo e posiciona-se na vanguarda da cirurgia robotizada da prótese da anca e joelho ao realizar, na unidade de Gambelas - Faro, duas intervenções de substituição articular com o recurso ao sistema de navegação cirúrgico - CORI e ao novo tensor digital.
A introdução desta tecnologia, que se destaca pelo elevado grau de precisão e inovação, constitui uma estreia nacional na artroplastia da anca e um marco europeu pelo uso de um novo instrumento auxiliar na artroplastia do joelho.
Este sistema de navegação cirúrgico, é utilizado pelo Grupo de Ortopedia do Hospital Particular do Algarve desde 2023 na realização da cirurgia robótica da prótese do joelho e conta com mais de uma centena de casos de sucesso.
Em janeiro de 2025, o GO HPA foi o primeiro na Europa a utilizar o tensor digital ligamentar, um instrumento que permite aperfeiçoar esta técnica em precisão, rigor e segurança, contribuindo assim para o aumento dos níveis de funcionalidade e satisfação dos pacientes.
Esta tecnologia substitui o que já era efetuado manualmente, oferecendo uma medida objetiva e consistente da tensão a ser aplicada, ou seja, permite posicionar de forma personalizada os ligamentos do joelho na sua tensão ideal.
O Grupo HPA Saúde tem feito um investimento contínuo na qualidade e inovação, sendo atualmente um centro de referência nacional na cirurgia robótica do membro inferior, reafirmando o seu compromisso com a excelência dos cuidados prestados aos pacientes.
Sistema de Navegação - CORI
O CORI é um sistema de navegação cirúrgico que utiliza a combinação de um modelo 3D da anatomia do paciente, tecnologia de imagem e algoritmos de navegação para guiar o cirurgião durante a cirurgia. Ao realizar a substituição articular, o CORI oferece uma visão em tempo real das estruturas ósseas e articulares, permitindo que o procedimento seja realizado com a máxima precisão. O sistema proporciona uma abordagem mais personalizada, adaptada às necessidades anatómicas de cada paciente, o que resulta em menos dor, uma recuperação mais rápida e uma melhoria significativa nos resultados a longo prazo.
Vantagens para os pacientes
Precisão e personalização: Adaptação do procedimento às características anatómicas específicas de cada paciente, resulta num alinhamento mais preciso das próteses e melhora a sua funcionalidade e a durabilidade.
Recuperação mais rápida: A abordagem minimamente invasiva reduz o impacto sobre os tecidos circundantes, permitindo um pós-operatório mais confortável e a uma recuperação mais rápida.
Menos complicações: o rigor e precisão que esta tecnologia proporciona, diminui o risco de complicações pós-operatórias.