(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Águas do Algarve assinala Dia Mundial de Prevenção e Segurança no Trabalho

Águas do Algarve assinala Dia Mundial de Prevenção e Segurança no Trabalho

Segundo Teresa Fernandes, Porta-Voz, garantir um suporte organizacional para a promoção da saúde e segurança no trabalho de todos os que trabalham com a empresa é um dos principais focos da Águas do Algarve.

Em Portugal, o dia 28 de Abril foi instituído “Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho” mediante Resolução da Assembleia da República n.º 44/2001(PDF), cabendo à Autoridade para as Condições do Trabalho o cumprimento do recomendado nesta Resolução.

O objectivo desta celebração prende-se essencialmente com a chamada de atenção das empresas e dos seus trabalhadores para a importância na adopção de medidas preventivas que garantam a segurança no trabalho. «Prevenir acidentes de trabalho é uma responsabilidade que compete a todos sem excepção, tal como a prevenção é um direito transversal a todos os trabalhadores», afirma Teresa Fernandes.

Face aos desafios «sem precedentes» enfrentados por «governos, empregadores, trabalhadores e a população em geral» e aos muitos efeitos que teve no mundo do trabalho, a Águas do Algarve assinala o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho 2021 com vista a encontrar «estratégias de fortalecimento dos sistemas nacionais de segurança e saúde ocupacional para a construção da resiliência», a fim enfrentar crises agora e no futuro.

A Águas do Algarve, ajustada ao desafio mundial instigado pela pandemia, tem acompanhado e assegurado o cumprimento das recomendações das autoridades competentes, através da dinamização de um plano concertado para reduzir o risco de contracção da doença, prevenindo o contágio e/ou disseminação do vírus e «garantindo a protecção de todos os seus colaboradores e prestadores de serviços em funções nas instalações da empresa».

Este ano, a Águas do Algarve associa-se ao propósito do dia 28 de Abril com o intuito de «homenagear todos aqueles que foram vítimas de acidentes de trabalho e de doenças profissionais», bem como «promover a consciencialização da importância do trabalho seguro e saudável».

Este dia será também marcado pela dinamização de um evento interno, com os diversos técnicos de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) que colaboram com a empresa, criando-se assim «sinergias» a fim de «aumentar a consciencialização de todos para a segurança no trabalho».

  • PARTILHAR   

Outros Artigos