(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Academia Linde Saúde promove evento virtual para debater a relação entre Hipertensão Arterial e Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono

Academia Linde Saúde promove evento virtual para debater a relação entre Hipertensão Arterial e Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono

O que sabemos sobre: Apneia do Sono & Hipertensão Arterial é o mote do evento que se vai realizar a 25 de Maio, às 20h00, em formato virtual, promovido pela Academia Linde Saúde, no âmbito do Mês do Coração e do Dia Mundial da Hipertensão, que se assinala a 17 de Maio. Dirigido a profissionais de saúde, esta é uma iniciativa de participação gratuita e que vai contar com o contributo de especialistas que alertam para a relação entre Hipertensão Arterial (HTA) e a Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS). Sabe-se que 70% a 85% dos doentes com HTA resistente tem SAOS confirmada.

Durante aproximadamente uma hora, Denny Marques Rodrigues, médico especialista em Pneumologia, e Pedro Marques, médico especialista em Medicina Geral e Familiar, vão abordar a correlação entre a HTA e a SAOS, de uma forma simples e acessível, alertando e ajudando a esclarecer a relação entre estas duas patologias cada vez mais comuns.

Esta é mais uma iniciativa da Academia Linde Saúde com o objectivo de fomentar a partilha de informação relevante entre profissionais de saúde. A HTA é uma realidade que preocupa a comunidade médica pela sua elevada prevalência e impacto na saúde pública. Sendo a SAOS uma das suas causas, há que ir à raiz, realizando o diagnóstico e iniciando o tratamento. A Linde Saúde, pela sua experiência na prestação de Cuidados Respiratórios Domiciliários, reforça os benefícios do tratamento da SAOS na melhoria da qualidade de vida destes indivíduos”, refere Maria João Vitorino, diretora da Linde Saúde.

No mês em que se assinala o Dia Mundial da Hipertensão Arterial, a Academia Linde Saúde lançou ainda um vídeo informativo, disponível nas redes sociais, onde partilha algumas das informações mais relevantes sobre a relação entre a HTA e a SAOS.

A HTA contribui para 45% do total de mortes por doenças cardíacas e 51% das mortes por acidente vascular cerebral (AVC). Estima-se que 1,3 mil milhões de pessoas em todo o mundo sofram desta doença, sendo que, destes, apenas 20% tem a tensão arterial controlada. Em Portugal, de acordo com o Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF) de 2015, estima-se uma prevalência de HTA de 36% em adultos, tendo sido observados valores mais elevados no sexo masculino e no grupo etário dos 65 aos 74 anos.

A SAOS, distúrbio crónico em que a obstrução intermitente e repetida da via aérea superior leva a respiração irregular e fragmentação do sono, é uma das causas descritas para a HTA, devendo ser uma forte suspeita nos casos de hipertensão resistente à terapêutica. Cerca de 30% dos casos de HTA tem diagnóstico de SAOS e quando a HTA é resistente a percentagem sobe para os 70% a 85%.

O tratamento desta condição depende de vários factores como a gravidade da doença, sintomatologia, existência de outras patologias e características morfológicas do doente. O diagnóstico de SAOS em doentes com patologia cardiovascular tem indicação para tratamento com CPAP, equipamento que permite ventilação por pressão positiva contínua, tendo um efeito muito positivo a vários níveis, nomeadamente na diminuição da pressão arterial.

Fontes: Fonte: J Clin Med. 2019 Nov; 8(11): 1872; OMS; Associação Portuguesa do Sono - www.apsono.com;

INSEF 2015.

Inscrições aqui.

Sobre a Linde Saúde:

A Linde Saúde é uma empresa do Grupo Linde plc, líder mundial de cuidados de saúde ao domicilio. Em Portugal está presente há mais de 35 anos, prestando Cuidados Respiratórios Domiciliários, Reabilitação Respiratória e Telessaúde. A prestação destes cuidados centra-se no acompanhamento personalizado e de proximidade a pessoas com patologia crónica, maioritariamente respiratória. A Linde Saúde foi reconhecida três vezes consecutivas com o Prémio Cinco Estrelas de 2021, 2020 e 2019 na categoria de cuidados e serviços ao domicílio. Distingue-se pela aposta na especialização das equipas, inovação e foco na qualidade de vida do doente e seus cuidadores. A Linde Saúde assiste mais de 70.000 doentes em Portugal, estando presente em mais de 50 países onde promove as melhores práticas assistenciais.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos