(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

A importância da ressonância magnética no estudo do carcinoma da próstata

A importância da ressonância magnética no estudo do carcinoma da próstata

Actualmente, o cancro da próstata é o quarto mais comum no mundo, tendo existido, segundo o Globocan 20201, no ano de 2020, aproximadamente um 1,5M de novos casos, dos quais, cerca de 500 mil na Europa.

Estes dados mostram a importância de encontrar as melhores técnicas e métodos de diagnóstico, para que este seja feito de forma precoce, para um prognóstico mais favorável para o doente.

É nesse sentido que se realiza o evento JCC Imaging Course - Prostate Cancer, com a organização do Grupo JCC Diagnostic Imaging e com o patrocínio da GE Healthcare, no dia 11 de Fevereiro, em Viana do Castelo, para apresentar uma revisão atualizada da patologia prostática em ressonância magnética, destacando o seu papel no diagnóstico/estadio inicial e na avaliação pós-cirúrgica.

O evento é dedicado a profissionais de radiologia e os principais objetivos do curso são demonstrar a vantagem de otimização dos parâmetros técnicos; reconhecer os principais obstáculos do cancro da próstata; compreender o papel da biópsia guiada por RM e, por fim, identificar os aspectos imagiológicos normais e patológicos em doentes tratados cirurgicamente. Para isso, o evento irá contar com a participação de oradores nacionais e internacionais, com uma vasta experiência no âmbito da imagiologia da patologia prostática.

A ressonância magnética é um método imagiológico que desempenha um papel fulcral no estudo do carcinoma da próstata, permitindo determinar a sua exacta localização, dimensão e características. Permite, também, “guiar” a biópsia da próstata, tornando-a mais precisa. Desta forma, por se tratar de um exame essencial para estudo desta patologia, é importante que os radiologistas estejam familiarizados com a técnica.

A inscrição é necessária e poderá ser realizada até à data do curso, dia 11 de Fevereiro. Inscreva-se aqui.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos